Vereadores criam Semana Cultural de Bandas e Fanfarras

Iniciativa é dos vereadores Luiz Monteiro e Wilson Cabelo

             A Câmara Municipal aprovou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (09), projeto de lei que institui a Semana Cultural de Bandas e Fanfarras de São José dos Pinhais. A autoria é dos vereadores Wilson Cabelo e Luiz Monteiro.

            De acordo com o projeto, a Semana será realizada, anualmente, na quarta semana de agosto, passando a integrar o calendário oficial de eventos do município. As ações culturais a serem realizadas visam, por meio do intercâmbio com outros profissionais, o aperfeiçoamento de instrumentistas e de regentes e a formação de novos músicos, fortalecendo, assim, a cidadania através da música.

            “A aprovação do projeto trará grande benefício, pois fortalecerá a integração socioeconômica, permitindo o crescimento intelectual através da música, evitando possíveis desvios e ociosidades, principalmente dos jovens. Será uma oportunidade de desenvolver e aprimorar a sensibilidade das pessoas, com relevante desenvolvimento cultural e valorização da autoestima”, explicou o vereador Wilson Cabelo ao justificar a iniciativa.

            Estudos mostram que a aprendizagem musical contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e afetivo, principalmente para a construção de valores pessoais e sociais de crianças e jovens. Ela também se constitui em campo específico de atuação profissional e é um veículo privilegiado para se alcançar muitas outras finalidades educacionais.

            Para Luiz Monteiro, a sociedade deve aproveitar-se desta atividade social. “A música é uma prática que institui meio de socialização em que é possível exercitar as capacidades de ouvir, compreender e respeitar o próximo”, disse o vereador que também destacou a intenção de unir esforços em prol do movimento artístico e cultural do município. O projeto segue para análise e sanção do poder executivo.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 09/05/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support