Comunidade e autoridades debatem falta de segurança na área rural

Vereador Alberto Setnarsky promoveu audiência pública sobre o tema

A Câmara Municipal realizou, na noite dessa quinta-feira (25), audiência pública para discussão sobre a falta de segurança que vem atingindo a área rural. A iniciativa partiu do vereador Alberto Setnarsky.

A população dos bairros rurais mostra-se preocupada com a onda de assaltos, principalmente, com as invasões a domicílio. O vereador já se manifestou diversas vezes nas sessões ordinárias para pedir soluções imediatas. Segundo ele, os objetivos da audiência eram discutir o tema, ouvir a comunidade, elaborar planos de ação para o combate e prevenção da criminalidade e exigir das autoridades competentes soluções a curto e longo prazo.

“Morar no campo já foi sinônimo de paz, tranquilidade e segurança, mas esses bons tempos ficaram num passado não muito distante. Atualmente, morar no campo é um desafio aos agricultores, pois, a dificuldade de acesso, localização e comunicação nas áreas rurais, somadas a baixa densidade populacional facilita a ação criminosa”, disse o vereador. Ainda, de acordo com Setnarsky, só no mês de abril, ocorreram cerca de vinte assaltos só no bairro Colônia Murici.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município apresentou dados alarmantes sobre a segurança: a média de policiais por pessoa na RMC (Região Metropolitana de Curitiba) é de 1 para cada 1417 habitantes, quando a recomendação ideal é de 1 policial para 250 habitantes; entre os 5562 municípios brasileiros, São José dos Pinhais ocupa a 87ª posição em números de homicídios, além da falta de efetivo e viaturas insuficientes.

Para o secretário municipal de segurança, Adriano Muhlstedt, a segurança é dever do Estado e responsabilidade de todos. “A demanda é enorme e a prefeitura irá buscar soluções imediatas, em conjunto com as polícias militar e civil, e também planejar o futuro, sempre dialogando com a população, pois todos nós podemos ser responsáveis discutindo, participando e ajudando nas ações preventivas e ostensivas”, disse.

A população debateu o assunto com as autoridades através de questionamentos, sugestões e reclamações. Foram sugeridas a reestruturação da patrulha rural da PM e dos Consegs (Conselho Comunitário de Segurança Pública), linha direta com a polícia para acelerar o atendimento e transferência do orçamento de marketing do município, cerca de quatro milhões de reais, para segurança. Este último compromisso firmado entre os vereadores presentes.

Compareceram a audiência, além do vereador Alberto Setnarsky, os vereadores Mari Temperasso, Nina Singer, Tadeu Camargo, Lucia Stoco, doutor Ido, Luiz Monteiro e professor Marcelo; o delegado da Polícia Civil, Gil Rocha Tesseroli; o vice-prefeito Toninho da Farmácia; o comandante do 17º Batalhão da PM, tenente coronel Edson Hartmann; o comandante da 1ª Companhia da PM, capitão Eleandro Azevedo; o secretário municipal de segurança, Adriano Muhlstedt; o secretário municipal de urbanismo, Marcelo Ferraz; líderes comunitários e representantes de associações.

“Queremos chamar a sociedade de bem para unir forças, agir, defender-se, proteger-se. Vamos lutar juntos e não vamos baixar a cabeça para a criminalidade”, encerrou o vereador.

Assessoria de Imprensa 26/04/2013

O vereador Alberto Setnarsky pediu a união de todos no combate à criminalidade.