Vereadores recebem secretário municipal de segurança e transporte

Adriano Muhlstedt acumula as duas pastas

Os vereadores receberam, na manhã desta terça-feira (23), a visita de mais um secretário municipal: Adriano Muhlstedt. Ocupando, temporariamente, as pastas de segurança e transporte e trânsito, o secretário esclareceu dúvidas e recebeu sugestões para melhorias na gestão. Também esteve presente, no encontro, o vice-prefeito Toninho da Farmácia.

O assunto mais discutido entre os participantes foi a Guarda Municipal. Vários vereadores elogiaram o trabalho que vêm sendo realizado, mas também apontaram pontos negativos, como falta de efetivo e patrulhamento preventivo. “Sabemos que a função original da Guarda não é essa, mas ela tem auxiliado muito o trabalho de segurança pública no município”, disse o vereador Bira do Banco.

Adriano apresentou relatórios da Guarda Municipal que apontam o número atendimentos realizados e qual o efetivo de viaturas e recursos humanos. “Atualmente estamos com 101 guardas, que são divididos em 5 grupos. Nos próximos 90 dias serão adquiridas mais 6 viaturas e entrarão na ativa mais 21 guardas. Sabemos que o número não é suficiente, mas já temos audiência marcada com o secretário estadual de segurança para estabelecermos parcerias com as polícias militar e civil”, explicou.

O presidente do legislativo, vereador Sylvio Monteiro e o vereador Luiz Monteiro sugeriram a instalação de mais câmeras de segurança. “Elas deveriam ser implantadas em diversos locais do município. Se houver integração com a tecnologia, muitas ocorrências, principalmente as urgentes, serão atendidas mais facilmente”, disse Sylvio.

Em relação ao trânsito, os vereadores apresentaram vários problemas pontuais e sugeriram soluções. A maior preocupação demonstrada foi em relação aos congestionamentos em horários de pico na avenida Rui Barbosa. Os vereadores sugeriram a sincronização dos semáforos. No entanto, segundo o secretário isso seria impossível, pois se trata de uma via de mão dupla e com intercessões. “Ontem mesmo uma equipe percorreu toda Rui Barbosa para identificar problemas e soluções”, disse.

Também foram pedidas melhorias nos acessos a área rural, maior agilidade na construção de trincheira próximo a rua Joinville e parcerias com o governo federal para melhoria no trânsito das BRs que cortam o município. “Estudaremos caso a caso apresentado aqui pelos vereadores e faremos o possível para resolvê-los, pois, acredito que somos um time único: o da administração pública”, finalizou Adriano.

Assessoria de Imprensa 23/04/2013