Seguro DPVAT será divulgado em São José dos Pinhais

Projeto de Lei de autoria do vereador Carlos Machado foi aprovado na Câmara

           Poucas pessoas conhecem o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de vias Terrestres – DPVAT.  Trata-se de um direito dos usuários, vítimas de acidentes de trânsito, a receberem indenização. Pensando nisso, a Câmara Municipal aprovou, na sessão ordinária da última quinta-feira (11), Projeto de Lei, de autoria do vereador Carlos Machado, que dispõe sobre melhor divulgação do seguro em estabelecimentos relacionados.

            De acordo com o Projeto, haverá maior divulgação em locais prestadores de serviço de saúde, órgãos de segurança e serviços funerários. Serão afixadas, em locais de fácil visualização, orientações sobre o seguro DPVAT. “Todos os proprietários de veículos pagam essa taxa juntamente com o licenciamento, mas poucos têm conhecimento do direito de e como recebê-la, em casos de acidentes. A acessibilidade a informações adequadas é um direito do cidadão assegurado por lei”, explicou o vereador Carlos Machado.

            Criado na década de 70, o DPVAT tem a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa dos acidentes. O seguro é útil em vários tipos de ocorrências e até pedestres têm direito de usá-lo. Esse é um seguro que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (vias terrestres).

            O DPVAT pode ser solicitado pelo segurado ou pela família dele nas seguintes situações: morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar. O procedimento é bem simples, gratuito e não exige contratação de intermediários.

            Após aprovação em primeiro e segundo turno, o Projeto foi encaminhado para análise e sanção do Poder Executivo.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 16/04/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support