Onildo e Luiz Paulo participam de reunião com secretário estadual de segurança

Vereadores representaram a Câmara Municipal no encontro que pediu a substituição do local onde se encontra a delegacia da polícia civil de São José dos Pinhais

             Os vereadores Luiz Paulo e Onildo representaram a Câmara Municipal de São José dos Pinhais em reunião, na manhã desta quarta-feira (27), com o secretário estadual de segurança, Cid Vasques. Os participantes solicitaram a substituição da delegacia civil do município que, atualmente está localizada na região central.

            A população da cidade vem sofrendo, há anos, com a localização da delegacia –Rua Norberto de Brito, em frente ao supermercado Condor -, pois, a carceragem não tem a infraestrutura necessária para custodiar presos além do tempo necessário. Por esse motivo, o local sofre de superlotação e as fugas são constantes. O que piora a situação é o fato de a delegacia estar funcionando em área residencial e não existir segurança suficiente para evitar fugas e motins.  Além disso, os policiais civis têm sido desviados de suas funções para vigiar presos e transportá-los às audiências ou atendimento médico, o que prejudica o trabalho de investigação criminal.

            De acordo com o vereador Onildo, é necessária uma ação organizada e planejada para resolver o problema definitivamente. “É com mobilização organizada que iremos resolver esta questão, não queremos simplesmente tirar a delegacia do centro, mas, sim encontrar um destino adequado a ela. Por isso, formamos esta comissão que contempla os poderes legislativo, executivo e sociedade civil”, disse.

            O município pretende, através da secretaria de segurança, firmar parceria com o estado para desapropriação e doação da área, se necessário, e execução do projeto arquitônico. O secretário estadual de segurança pública, Cid Vasques, mostrou-se estar a par da situação da delegacia de São José dos Pinhais. “Sabemos que a situação está precária, mas este trabalho tem que ser feito passo a passo, a prioridade é retirar a carceragem do local. A participação de diversos núcleos é muito importante pois, assim conheceremos as reais necessidades da sociedade”, afirmou Vasques.  O secretário também anunciou a aprovação de verba oriunda do governo federal para abertura de mais cinco mil vagas em presídios do Paraná.

            Estavam presentes na reunião, além dos vereadores Onildo e Luiz Paulo, o deputado estadual Douglas Fabrício; os representantes do Conseg (Conselho de Segurança), Paulo Mendez e José Carlos Mendes; o vice-presidente da OAB subseção de São José dos Pinhais, Jaiderson Rivarola; o vice-presidente da ACIAP, Luiz Cesar Schlipake; o secretário municipal de segurança, Adriano Mühlstedt e o representante do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), Dilermando Eleutério.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 27/03/2013

Delegacia da Polícia Civil está superlotada e não tem infraestrutura necessária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support