Vereadores parabenizam mulheres por seu dia

            Os vereadores são-joseenses fizeram uso da palavra na sessão ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira (07) para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março. Na ocasião, os vereadores relataram a origem da data e importância da mulher para a sociedade.

            Fez uso da tribuna a vereadora Nina Singer. “As mulheres sempre tiveram que lutar por melhores condições. Atualmente, vejo muitas mulheres na política, mas gostaria que a participação fosse maior, para que possamos reivindicar nossos direitos com mais força. Este dia começou a ser comemorado em razão de um triste evento em que muitas trabalhadoras foram queimadas em uma fábrica ao protestarem por melhores salários”, disse a vereadora.

            Nina Singer referiu-se ao dia 8 de março de 1857, em que um grupo de mulheres de Nova York entrou em greve em uma fábrica de tecidos e foi reprimido num ato desumano, em que seus patrões as trancaram e atearam fogo, matando 130 trabalhadoras. Apenas 50 anos depois, em uma conferência na Dinamarca, é que a data foi instituída, sendo reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, um século após o acontecido.

            “O principal objetivo do Dia Internacional da Mulher é debater os direitos femininos que, infelizmente, até hoje não se igualaram aos dos homens”, disse a vereadora Lúcia Stoco, que ainda lamentou a pouca participação das mulheres na política. “Apesar de a participação ter aumentado, pois hoje estamos em três vereadoras, ainda não atingimos os 30% designado em lei às mulheres, espero que na próxima gestão isso se concretize”, afirmou Lúcia.

            Também fizeram uso da palavra para homenagear as mulheres os vereadores Wilson Cabelo, Onildo, professor Abelino, Mari Temperasso, professor Marcelo e o presidente da Casa, Sylvio Monteiro. “As mulheres superaram a discriminação que as rodeou durante muitos anos. Os eleitores de São José demonstraram que a mulher tem seu valor, elegendo as vereadoras aqui presentes”, finalizou Marcelo.

 

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 08/03/2012

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support