Comissão de educação reúne-se com secretária

Neide Setim recebeu os vereadores professor Abelino, Luiz Paulo e Lucia Stoco

A comissão de educação, cultura, esporte e lazer da Câmara Municipal de São José dos Pinhais reuniu-se, na tarde dessa quinta-feira (28), com a secretária de educação, Neide Setim. No encontro, os vereadores membros, professor Abelino, Luiz Paulo e Lucia Stoco, apresentaram-se e inteiraram-se de questões relativas à pasta.

O presidente da comissão, professor Abelino abordou a falta de vagas em creches e escolas. Segundo ele, existem 4485 crianças na fila de espera, e mais 790 em situação de risco. “Temos que encontrar uma solução para diminuir o número de alunos sem vagas, pois os pais precisam trabalhar e não tem onde deixar seus filhos”, explicou.

Também foi discutida a aproximação dos pais das escolas. De acordo com Neide Setim, um dos principais objetivos da atual gestão é atrair o interesse dos pais na educação dos filhos. “Assim, pretendemos gerar uma mudança de atitude, tanto quanto valorizar profissionais e estabelecer parcerias com o legislativo”, afirmou a secretária que também destacou a meta de aumento da média do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 5,0 para 8,0.

A vereadora Lucia Stoco abordou a inclusão de alunos que possuem algum tipo de deficiência nas escolas tradicionais. “Acredito que quando a deficiência não é severa, as crianças podem sim, estudar numa escola normal. O problema é que não temos professores preparados para tal situação”, disse a vereadora.

Os vereadores também comentaram casos específicos, como necessidade de construção de novas salas de aulas em algumas escolas, Cmeis que ainda serão inaugurados e criação de cursos profissionalizantes. Ao fim da reunião, a secretária colocou seu gabinete a disposição da comissão. “Quero cobrar e ser cobrada, pois esta gestão será coerente e transparente. Agradeço a visita dos vereadores que, tenho certeza, nos auxiliaram no que for necessário”, disse.

Assessoria de Imprensa 04/03/2013