São José dos Pinhais terá Dia Municipal da Consciência Negra

Vereadores aprovaram Projeto de Lei de autoria do vice-presidente Dr. Ido

Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária dessa quinta-feira (28), Projeto de Lei que institui, no calendário oficial do município, o Dia Municipal da Consciência Negra, a ser comemorado no dia 20 de novembro de cada ano. A autoria é do vice-presidente da Casa, vereador Dr. Ido Lunelli.

De acordo com o Projeto, a data serve para que seja feita uma reflexão sobre a importância da cultura e história dos negros no Brasil. No dia 20 de Novembro de 1695 morreu, em combate, Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência à escravidão. “A homenagem a Zumbi é justa, pois, esse personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período colonial” afirmou o vereador em justificativa.

Em janeiro de 2003, através da Lei federal nº 10.639, tornou-se obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira. Atualmente, em todas as escolas do país os alunos devem estudar a história dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e a participação dos negros na formação da sociedade nacional. Em novembro de 2011 foi aprovada a Lei nº 12.519, que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negro, também comemorado, nacionalmente, no dia 20 de novembro.

“Queremos destacar para sociedade são-joseense a necessidade de respeito à população negra, devido a sua essencial contribuição para o desenvolvimento do país”, afirmou Ido ao usar a palavra em tribuna na sessão ordinária da Câmara Municipal do último dia 14 de fevereiro.

Assessoria de Imprensa 01/03/2013