São José dos Pinhais terá Dia Municipal da Consciência Negra

Vereadores aprovaram Projeto de Lei de autoria do vice-presidente Dr. Ido

           Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária dessa quinta-feira (28), Projeto de Lei que institui, no calendário oficial do município, o Dia Municipal da Consciência Negra, a ser comemorado no dia 20 de novembro de cada ano. A autoria é do vice-presidente da Casa, vereador Dr. Ido Lunelli.

            De acordo com o Projeto, a data serve para que seja feita uma reflexão sobre a importância da cultura e história dos negros no Brasil. No dia 20 de Novembro de 1695 morreu, em combate, Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência à escravidão. “A homenagem a Zumbi é justa, pois, esse personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período colonial” afirmou o vereador em justificativa.

            Em janeiro de 2003, através da Lei federal nº 10.639, tornou-se obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira. Atualmente, em todas as escolas do país os alunos devem estudar a história dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e a participação dos negros na formação da sociedade nacional. Em novembro de 2011 foi aprovada a Lei nº 12.519, que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negro, também comemorado, nacionalmente, no dia 20 de novembro.

            “Queremos destacar para sociedade são-joseense a necessidade de respeito à população negra, devido a sua essencial contribuição para o desenvolvimento do país”, afirmou Ido ao usar a palavra em tribuna na sessão ordinária da Câmara Municipal do último dia 14 de fevereiro.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 01/03/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support