Autoridades e empresários discutem a construção de marginais no Contorno Leste

Reunião foi promovida pelo vereador Luiz Paulo

 

            O vereador Luiz Paulo promoveu, na noite dessa segunda-feira (25), reunião com diversas autoridades e empresários para discutir a viabilidade de construção de marginais no Contorno Leste, no trecho de 14 quilômetros entre a Avenida Rui Barbosa e BR 277. A reivindicação é tema de vários debates na Câmara Municipal e todos os vereadores têm se envolvido na questão.

                Segundo os moradores e industriários da região, os acessos são insuficientes e as marginais precárias. Além disso, devido as constantes obras realizadas pela concessionária Autopista Litoral Sul, o tráfego é lento, o que dificulta o processo de logística das empresas. “Não podemos esquecer a questão da segurança para pedestres e motoristas, pois o número de acidentes nesta rodovia é imenso”, completou o vereador Luiz Paulo ao fazer uso da palavra.

            O vereador propôs, aos representantes da Autopista Litoral Sul, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e governos municipal, estadual e federal a criação de um projeto para as marginais, um plano gestor de investimentos, a regularização dos acessos e sinalização adequada. O prefeito Luiz Carlos Setim colocou o executivo municipal a disposição para solucionar o problema. “Precisamos de parceiros comprometidos, assim como os vereadores estão, para resolvermos os problemas das rodovias federais que estão no quadro urbano”, afirmou.

            O engenheiro representante da concessionária, Fernando Araújo, explicou aos participantes todas as normas que devem ser respeitadas para construção de acessos e marginais. Segundo Araújo, todos os projetos são analisados pela ANTT e devem seguir as instruções de manuais do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). “Já estão previstas em contrato diversas obras de melhorias para o contorno, como passarelas e terceira faixa, porém, o projeto das marginais não está previsto, mas pode ser incluído”, disse Fernando.

            Após discussões e sugestões para resolução do problema, ficou definido a constituição de uma comissão envolvendo todos interessados para criação de um plano de ação. O deputado federal Leopoldo Meyer comprometeu-se a solicitar uma emenda junto ao governo federal para angariar recursos para o desenvolvimento do projeto.

            Estavam presentes na reunião, além de empresários da região do Contorno Leste, os vereadores Luiz Monteiro, Alberto Setnarsky e Nina Singer; o deputado federal Leopoldo Meyer; os representantes da Comec, Rui Hara e Sandro Setim; o engenheiro da Autopista Litoral Sul, Fernando Araújo; o diretor do posto de fiscalização da ANTT, Fábio Cunha; a presidente da Femam, Valdívia do Santos; vários secretários municipais e os representantes dos vereadores Wilson Cabelo, Rodrigo Saturnino e Mari Temperasso, Marcos Mussi.

Diversas autoridades e empresários participaram da reunião.
Congestionamentos e marginais precárias do Contorno Leste motivaram o debate.

 

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 26/02/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support