Luiz Paulo faz reunião para promover cultura afro em São José dos Pinhais

Vereador reuniu lideranças da área e representantes do executivo

O vereador Luiz Paulo promoveu, na manhã dessa segunda-feira (18), reunião com líderes de associações e representantes do poder executivo para discutir a criação de políticas públicas que promovam igualdade racial e a cultura negra no município. O encontro realizou-se na sede do núcleo regional de educação da área metropolitana sul.

Participaram da reunião, além do vereador, os assessores da Secretaria de Cultura, Sônia, Ranger e Maria; o diretor da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Marlon; Mestre Kunta, do Centro de Estudos da Cultura Afro-Brasileira; Jaime Tadeu, presidente da Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (Acnap) e o diretor fundador da Acnap, Paulo Borges.

De acordo com o vereador este primeiro encontrou serviu para organizar sugestões, opiniões e dados. “Sabemos que vamos enfrentar muitos desafios, pois o choque cultural é grande. Visualizaremos as principais questões, a viabilidade das ideias e ampliaremos o debate com os demais vereadores e comunidade”, disse Luiz Paulo.

As ideias iniciais são as de criar espaços que divulguem a cultura afrodescendente, como religião, música, capoeira, entre outras e a criação de uma semana dedicada ao assunto com fóruns de discussão, exposições e eventos relacionados.

Segundo Mestre Kunta, há quatro anos a população negra do município era de 17,5%. “Essa porcentagem é bastante significativa e o poder público pode, através de suas políticas, dar mais visibilidade à cultura afro, principalmente nas escolas, para que as crianças tenham contato e outra visão a respeito”, disse Kunta que destacou, também, a necessidade de capacitação dos professores para o ensino da cultura negra.

O diretor fundador da Acnap, Paulo Borges, sugeriu a criação de uma associação municipal. “Para debate de ideias e maior representatividade nas decisões políticas tomadas, pois, a questão não envolve só os negros e sim, toda sociedade”, afirmou Borges.

O grupo formou uma comissão para debater e apresentar sugestões ao Legislativo e Executivo e a próxima reunião foi marcada para daqui vinte dias. “Acredito que ao unirmos novas ideias, boa vontade e experiência, faremos um trabalho responsável e consistente que envolverá toda comunidade são-joseense”, finalizou Luiz Paulo.

Assessoria de Imprensa 19/02/2013