Representantes dos Correios explicam deficiência no atendimento em São José dos Pinhais

Vereadores repassaram dúvidas e reclamações da população

Representantes dos Correios compareceram a sessão ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira (05) para explanar a respeito da deficiência do serviço prestado em São José dos Pinhais. Os vereadores repassaram as dúvidas e reclamações da comunidade.

De acordo com Dihon Oliveira, gerente de atividades externas, os correios não tem conseguido cobrir a demanda do município e, além disso, várias agências da área rural foram fechadas por término de contrato com a prefeitura. “Um trabalho técnico apontou a necessidade de 88 funcionários em São José dos Pinhais e atualmente contamos com 75”, disse. A respeito do fechamento de agências, Dihon afirma que o Executivo não demonstrou interesse em renovar os contratos. “Houve negociação, mas não conseguimos chegar a um acordo, hoje temos apenas duas agências rurais, na Contenda e Campo Largo da Roseira. No entanto estamos atendendo através das caixas postais comunitárias, o que não é prático para os moradores que tem que se deslocar de suas regiões para buscar suas correspondências”.

O vereador Onildo fez uso da palavra para esclarecer dúvidas a respeito do serviço. “Sabemos que o mau atendimento não é devido a falta de vontade de funcionários, que trabalham nos fins de semana e a noite, mas sim da deficiência no número de efetivos. O ideal é que um carteiro faça cerca de 800 entregas por dia, alguns estão sobrecarregados e chegam a fazer até duas mil. A população quer saber o porquê disso e quais as soluções”, questionou.

Walder Mulbak também questionou a qualidade do serviço e a explicação dos correios. “Quem recebe para entregar as cartas é o correio, então essa é uma tarefa que deve ser cumprida por tal entidade e não pela prefeitura”, afirmou. O vereador professor Imar reforçou tal opinião. “As responsabilidades sempre são transferidas ao município, vemos isso na esfera dos correios e em muitas mais. Fica aqui nosso apelo para que os superiores olhem por São José dos Pinhais, pois somos a terceira cidade que mais arrecada ao estado”, lembrou o vereador.

Finalizando as explicações, o gerente de vendas da região metropolitana, Ronaldo Matheus afirmou que os correios trabalham para a reabertura das agências da área rural, no entanto é necessário o convênio com a prefeitura. “O órgão público fornece o espaço e o funcionário para que as atividades possam ser realizadas. A renovação dos convênios é a única forma de reabertura dessas agências”.

Assessoria de Imprensa 05/07/2012