Carlos Machado recebe Certificado de Responsabilidade Ambiental

Vereador já realizou diversas ações a favor da natureza

            O vereador sãojoseense Carlos Machado (PSDB) recebeu, na noite dessa terça-feira (05) – Dia Mundial do Meio Ambiente, o Certificado de Responsabilidade Ambiental de 2012. A homenagem é entregue anualmente a pessoas físicas, jurídicas ou organizações não governamentais do município que atuem em favor da preservação ambiental.

            Na ocasião, compareceram o presidente do Legislativo, professor Assis Manoel Pereira (PSDB); os vereadores Toninho da Anderson (PSD), Carlos de Castro (PSD), Lúcia Stoco (PSD) e Mari Temperasso (PSDB); o deputado estadual Francisco Buhrer; a primeira dama do município, Léa Rodrigues; a secretária de meio ambiente, Edilaine Vieira da Silva, o secretário de obras, Nivaldo Carneiro, além de representantes de autoridades, familiares e amigos do homenageado.

            Em discurso, o vereador professor Assis destacou os trabalhos realizados pelo homenageado em favor da natureza. “Carlos Machado é o vereador com maior número de projetos e ações voltadas ao meio ambiente. Este ano, todos os colegas do Legislativo homenageiam o prezado amigo pelo seu trabalho em prol de um meio ambiente ecologicamente equilibrado”, disse.

            O deputado estadual Francisco Buhrer também fez uso da palavra para parabenizar o vereador. “O Carlos é um trabalhador incansável, espero que sua batalha em favor da natureza continue ainda por muitos anos. Afinal, se nós não cuidarmos, daqui a alguns anos já sentiremos falta dos recursos naturais, como por exemplo, água potável, que já é um assunto que nos preocupa. Parabéns vereador por esta justa homenagem”.

            Após a veiculação de um vídeo contando as ações de Carlos Machado na área ambiental, o vereador agradeceu a todos pelo reconhecimento e presença. “Agradeço de coração essa homenagem que recebo hoje. Fiquei muito feliz em ver esta situação iniciada há 21 anos. Nossos programas ambientais daquela época ainda servem de exemplo para o Brasil. Não sou especialista no assunto, mas tenho boa vontade”, finalizou.

Biografia

            Carlos Fernando Ayres Machado nasceu em São José dos Pinhais no ano de 1959. É casado com Gisele Mara da Costa e pai da jovem Yasmim.

            De 1993 a 1996 foi diretor do departamento municipal de meio ambiente, quando conseguiu projetar o município pelos inéditos programas desenvolvidos nas áreas social e ambiental. Entre os mais importantes destaca-se a criação do horto municipal em 1993, produzindo trezentas mil mudas de flores ao ano. Além de mudar a paisagem de vários locais do município com o plantio de várias espécies, a população pôde trocar seu lixo reciclável por flores da estação. Esse programa arrecadou cerca de 100 mil toneladas de resíduos recicláveis entre 1993 e 1996.

            Também no comando do departamento de meio ambiente, Carlos Machado proporcionou a alegria e milhares de estudantes das escolas e creches municipais através da distribuição de mais de 15 mil brinquedos, trocados com as crianças por material plástico reciclável.

            Ainda na área social, Machado criou o programa de troca de lixo reciclável por material escolar. Iniciado em 1993, o programa envolveu escolas da rede pública de ensino. Mais de 20 mil alunos, durante esse período, aprenderam sobre a necessidade da reciclagem do lixo e receberam 300 mil cadernos. Foram arrecadadas, nos três anos de atuação, mais de 20 mil toneladas de lixo reciclável.

            Como vereador, Carlos Machado é um dos mais atuantes na área. Entre seus projetos relacionados ao meio ambiente, destacam-se a Lei nº 745 de 2005 que dispõe sobre a coleta especial, destinação e armazenamento de resíduos domésticos poluidores; a Lei nº 1443 de 2009 que determina a utilização de materiais de expediente confeccionados em papel reciclado, pelos poderes Executivo e Legislativo do município e a Lei nº 1615 de 2010 que institui o programa municipal de coleta, tratamento e reciclagem de óleos de origem vegetal.

 

Grupo da Terceira Idade, Recanto dos Pássaros homenageia Carlos Machado

 

A esposa Gisele e a filha Yasmim parabenizam Carlos Machado

 

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 06/06/2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support