Teste do coraçãozinho em recém-nascidos será obrigatório em São José dos Pinhais

Projeto de Lei é de autoria da vereadora Mari Temperasso

Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira (03), Projeto de Lei que obriga a realização do teste do coraçãozinho em todos os recém-nascidos atendidos nas maternidades públicas e privadas de São José dos Pinhais.  O projeto é de autoria da vereadora Mari Temperasso (PSDB).

De acordo com o documento, o teste, chamado de oximetria de pulso, deverá integrar o rol de exames obrigatórios a serem realizados em recém-nascidos após as primeiras 24 horas de vida e antes da alta hospitalar. Serão utilizados sensores externos, colocados nas mãos e pés do bebê, para verificação os níveis de oxigênio em seu sangue.

Segundo a Associação de Assistência à Criança Cardiopata – Pequenos Corações, defeito cardíaco congênito acomete uma em cada cem crianças e é uma das maiores causas de mortalidade infantil durante o primeiro ano de vida. O teste trata-se de uma triagem simples e barata que pode ajudar a diagnosticar casos de cardiopatia congênita em recém-nascidos.

A vereadora fez uso da palavra durante a sessão para comentar o assunto. “Agradeço aos colegas que aprovaram este projeto, pois, vai ser muito bom para o município, que deixa a desejar no atendimento a criança. Já temos o teste do pezinho e, agora, com o teste do coraçãozinho os pais ficarão mais tranquilos”. O Projeto segue ao Executivo para aprovação.

Assessoria de Imprensa 03/05/2012