Câmara Municipal recebe comitiva chilena

Santa Maria de Los Angeles é cidade co-irmã de São José dos Pinhais

A Câmara Municipal recebeu, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (29), comitiva da cidade chilena co-irmã de São José dos Pinhais, Santa Maria de Los Angeles. Os visitantes estão no município especialmente para acompanhar a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil que leva o nome da cidade, localizado no Jardim Fátima.

Entre a comitiva estavam presentes deputados, vereadores, juízes, o prefeito Eduardo Borgoño e o cônsul geral do Chile, William Patrickson. A carta de irmandade entre os dois municípios foi assinada em novembro de 2009, e a assinatura do Convênio foi concretizada em 22 de novembro de 2010. De lá para cá, as cidades vêm trocando experiências para melhor administração de ambas.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito chileno Eduardo Borgoño demonstrou a satisfação com a irmandade. “Sentimos-nos muito honrados com a denominação do CMEI, que levará o nome de nossa cidade. Este gesto é importante para estreitarmos o laço de amizade entre Brasil e Chile”, disse Borgoño, que também informou que cerca de cem professores de educação física virão observar o trabalho do município na área, em maio.

Para o cônsul William Patrickson é fundamental que governos municipais troquem conhecimentos. “A municipalidade é que faz a democracia funcionar na prática. Esta integração está dando certo e todos irão trabalhar pelo futuro de nossos países”, afirmou.

Os vereadores também elogiaram a iniciativa. “Essa irmandade é uma porta aberta para que profissionais e estudantes tenham a oportunidade de realizar intercâmbios educacionais e culturais. Recebemos a comitiva de braços abertos, pois fomos muito bem recebidos na nossa visita ao Chile”, conta Walder Mulbak.

Já o vereador professor Imar Augusto destacou a importância da parceria para o desenvolvimento da educação. “Queremos que toda a América do Sul avance rumo à educação que é a solução para os problemas das nações. Devemos copiar os bons modelos e adaptá-los a nossa realidade”.

Após a participação na sessão ordinária do Legislativo, a comitiva chilena dirigiu-se a cerimônia de inauguração do CMEI Santa Maria de Los Angeles, no Jardim Fátima. Em seguida visitam a Academia Militar do Guatupê e, após diversas atividades, retornam ao Chile no próximo domingo (01).

Comitiva chilena acompanhou a sessão ordinária do Legislativo

Prefeito de Santa Maria de Los Angeles, Eduardo Borgoño

Assessoria de Imprensa 29/03/2012