Câmara Municipal lança cartilha da Escola de Cidadania

Material conta história do município e função dos três poderes em linguagem própria para os jovens

O Legislativo são-joseense lançou, na manhã desta quarta-feira (14), a nova cartilha da Escola de Cidadania. Em linguagem adequada à comunicação com os jovens, a cartilha conta a história do município e as funções dos três poderes.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito Ivan Rodrigues, os vereadores Professor Assis (PSDB), Gastão Vosgerau (PSDB) e Toninho da Anderson (PSD), diversos secretários municipais e diretores, professores e alunos das escolas do município.

O presidente da Câmara, vereador professor Assis, agradeceu aos que tornaram possível a produção da cartilha. “O Legislativo tem, há muito tempo, tentado se aproximar da população, em especial de crianças e jovens. Com a cartilha buscamos informar as ações da Escola de Cidadania, a história da cidade e o papel dos três poderes. Agradeço as pessoas que se dedicaram na pesquisa e produção do trabalho”.

Ao fazer uso da palavra o prefeito Ivan Rodrigues destacou a importância do processo democrático. “Discutir a formação dos jovens para a cidadania é fundamental para a preservação da democracia. É esse aprendizado que vai solucionar efetivamente os problemas brasileiros”, disse.

A Escola de Cidadania da Câmara Municipal de São José dos Pinhais busca contribuir com a inclusão social e política dos cidadãos de maneira a formar consciência de deveres e direitos. Para o desenvolvimento das atividades foram criados os programas Visitas Orientadas, Vereador Mirim e Fala Cidadão.

A cartilha, que conta a história do município e funções dos três poderes em quadrinhos, será distribuída nas escolas de São José dos Pinhais. Auxiliaram a autora e ilustradora Cristiane Nogueira, a historiadora Maria Angélica Marochi, a professora Marghareth Pereira e o artista plástico Roney Erthal. “Decidimos fazer o formato cartilha porque havia muita informação a ser repassada. São 36 páginas ilustradas e colorizadas, com linguagem de fácil compreensão destinada ao leitor jovem. Para falarmos dos três poderes foram criados personagens que os representam. Este material é uma ferramenta para resgatar o interesse e a participação dos jovens nas questões políticas”, conta Cristiane.

Assessoria de Imprensa 14/03/2012