Superintendente da Infraero comparece a Câmara Municipal para apresentar obras do aeroporto

Antônio Pallu respondeu as dúvidas dos vereadores

             O superintendente da Infraero, Antônio Pallu, compareceu a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (25), a pedido dos vereadores, para apresentar os novos empreendimentos do Aeroporto Internacional Afonso Pena e as obras de infraestrutura portuárias em andamento. Pallu também respondeu as dúvidas dos vereadores a respeito das desapropriações ao redor do local.

            O Aeroporto Internacional Afonso Pena está entre os mais movimentados do país em número de passageiros e é o 5º no ranking da Infraero em logística de cargas. Segundo Pallu, em 2010, o aeroporto movimentou 5,7 milhões de passageiros e a expectativa para este ano é de 6,7 milhões, cerca de  25 mil pessoas por dia. “Ainda,  o aeroporto impulsiona a economia de São José dos Pinhais, pois oferece cinco mil empregos diretos”, acrescentou.

            Em razão do crescente movimento e da realização da Copa 2014, de acordo com o superintendente, já estão sendo ampliados o estacionamento, a pista de taxiway e o recapeamento da pista. “Por esse motivo é que o aeroporto tem fechado em dias de semana, das 6:15 às 20:15 horas, e nos sábados às 20:15, reabrindo aos domingos às 12:15 horas”, explicou Pallu. Também foram citadas futuras obras, como aumento do terminal de passageiros e cargas, com custo de 140 milhões de reais, instalação do sistema de pouso por aparelhos e construção da nova pista, estimados em 400 milhões de reais.

            Em seguida, os vereadores fizeram uso da palavra para tirarem suas dúvidas. O vereador Carlos de Castro (PSD) questionou o superintendente a respeito das comentadas desapropriações nos Jardins Suíça e Málvea, em decorrência das obras. “Uma grande extensão da região será desapropriada, mas o governo do estado ainda está fazendo os levantamentos para definição correta” esclareceu Antônio Pallu. O vereador José Vieira (PSD) reclamou da demora em definir as áreas que serão desapropriadas. “As pessoas têm medo de modificarem suas casas e a própria prefeitura não investe na região, na expectativa de uma decisão, esse é um impasse que prejudica a população”.

            Os vereadores também questionaram a nomenclatura do aeroporto. “Já que nosso município tem o ônus e bônus do aeroporto, ele deve ser nomeado como aeroporto de São José dos Pinhais, não de Curitiba”, opinou Walder Mulbak (PSD). Pallu declarou-se a favor da mudança. “Já recebemos vários pedidos oficiais da prefeitura tratando dessa situação. O Legislativo também pode encaminhar a solicitação aos nossos representantes federais, para que no futuro essa mudança ocorra”, disse. O presidente da Casa vereador professor Assis (PSDB) afirmou que a Câmara já enviou moção de apelo, em março deste ano, ao ministro da defesa Nelson Jobim, para que o nome de São José dos Pinhais seja utilizado nas identificações do aeroporto.

            Finalizando, Antônio Pallu convidou os vereadores a conhecerem as obras do aeroporto. “Como representantes da sociedade os vereadores poderão, com a visita, contribuir com a população que tem suas dúvidas e anseios em relação ao assunto”.

 

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 25/10/2011

 

 

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Um comentário em “Superintendente da Infraero comparece a Câmara Municipal para apresentar obras do aeroporto

  • 20 de junho de 2012 em 20:46
    Permalink

    Parabens, ao Sr. Antonio Palú, e em especial aos senhores Vereadores, que tiveram a belissima ideia de convocar, os Superintendentes do Aeroproto Afonso Pena e do Aeroporto Bacacheri, mostrando a preocupação quanto a copa de 2014, como tambem a seriedade como anda e a seriedade com o dinheiro público.
    É assim que o Vereador deve proceder, com responsábilidade e transparência, porque o povo tem todo direito de saber do seu Vereador que êle votou e confia. Aproveito o ensejo de citar o Sr. Superintendente, Osmam Silva, como exemplo de competência, no Aeroporto de Bacacheri e seriedade na administração deste aeroporto.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Deixe-nos um elogio:
Feedback

Deixe-nos sua sugestão:

Escreva sua reclamação:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support