Vereadores recebem Secretário Municipal de Agricultura

Pedro Persegona falou sobre o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal – SIM/SJP

 

            Os vereadores reuniram-se, na manhã desta terça-feira (27) na Câmara Municipal, com o Secretário Municipal de Agricultura, Pedro Persegona. O assunto em pauta foi a criação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal em São José dos Pinhais.

            O Projeto já foi apresentado ao Legislativo e submetido à votação. No entanto, o vereador Carlos Machado (PSDB) pediu vistas, com o intuito de sanar dúvidas em relação ao SIM. Por esse motivo, o presidente da Casa, vereador professor Assis Manoel Pereira (PSDB) convidou o secretário para o encontro. Também estavam presentes a diretora da vigilância sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Elaine Castro Neves e a médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, Ana Maria Barbosa.

            De acordo com o Projeto do Executivo, o SIM tornará obrigatória, em São José dos Pinhais, a prévia inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis. Dessa forma, ficam obrigados ao registro na Secretaria de Agricultura, todos os estabelecimentos instalados no município que manipulem produtos de origem animal.

            Segundo o secretário, o SIM será mais uma segurança para o consumidor e para os próprios produtores. “Eles terão toda a orientações necessárias para regularizarem suas situações sem custo nenhum”, afirmou. Persegona explicou, ainda, que os produtores estarão sujeitos a fiscalizações esporádicas que serão realizadas pelos médicos veterinários da Secretaria. “Para isso precisaremos de mais técnicos, mais profissionais. Nossa pasta é muito carente de recursos, por isso criamos um novo organograma que será analisado e votado pelos vereadores”, disse.

            Ao finalizar a reunião o presidente da Casa, professor Assis, agradeceu a presença do secretário e das profissionais da área. “Acredito que nossas dúvidas foram sanadas. Nossa maior preocupação era com o pequeno produtor”, afirmou o vereador.

            O projeto entrará na pauta de discussão e votação na sessão ordinária do próximo dia 04 de outubro.

 

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 27/09/2011

 

 

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support