Escola de surdos expõe trabalhos na Câmara Municipal

Este ano o tema da Mostra é “Voar”

A escola especial para surdos Ilza de Souza Santos está expondo os trabalhos artísticos de seus alunos na Câmara Municipal de São José dos Pinhais. A Mostra, realizada todos os anos, está em sua 9ª edição e intitula-se “Voar”.

Os trabalhos foram idealizados e confeccionados pelos 72 alunos, que têm entre dois e trinta anos de idade, atendidos pela instituição. Segundo a diretora, Cláudia Maria da Cruz, o tema deste ano está relacionado à liberdade e a comunicação através das mãos. “Nossos alunos se comunicam através da língua de sinais, por isso a importância das mãos para a comunicação e liberdade de expressão”, conta.

Para as alunas Emily, 13 anos, e Vanessa, 5 anos, ter seus trabalhos expostos é motivo de orgulho. “Fiz os meus quadros com muita dedicação e demorei bastante para deixá-lo pronto. Mostrá-lo a outras pessoas, junto com os trabalhos dos meus amigos é gratificante”, diz Emily. Já Vanessa falou a respeito da escola e da convivência com os colegas. “Aprendo coisas novos e todos nós, professores e alunos, somos muito unidos”.

A diretora da instituição aproveitou a oportunidade para divulgar a campanha “Setembro Azul”. Trata-se de um mês inteiro de divulgação a respeito da língua de sinais, escolas especiais e maneira de viver dos surdos. A campanha acontece em todo o Brasil e pede apoio ao direito à educação bilíngue para surdos e não fechamento das escolas especiais. Também, comemora-se em todo país no dia 26 de setembro o Dia Nacional dos Surdos.

De acordo com a mãe de Vanessa, Jéssica Rodrigues da Cruz, a escola especial é fundamental para a qualidade de educação dos surdos. “Os alunos são muito bem tratados, aprendem através da linguagem própria deles, temos também grupos de pais e mestres”, explica Jéssica.

A Mostra segue em exposição no hall de entrada da Câmara Municipal até o dia 30 de setembro.

Para Emily, expor seus trabalhos é motivo de orgulho.
Vanessa gosta muito da escola, professores e colegas.
Da esquerda para direita: a mãe Jéssica, alunas Vanessa e Emily e a diretora Cláudia

Assessoria de Imprensa 21/09/2011

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução