Escola de surdos expõe trabalhos na Câmara Municipal

Este ano o tema da Mostra é “Voar”

             A escola especial para surdos Ilza de Souza Santos está expondo os trabalhos artísticos de seus alunos na Câmara Municipal de São José dos Pinhais. A Mostra, realizada todos os anos, está em sua 9ª edição e intitula-se “Voar”.

            Os trabalhos foram idealizados e confeccionados pelos 72 alunos, que têm entre dois e trinta anos de idade, atendidos pela instituição. Segundo a diretora, Cláudia Maria da Cruz, o tema deste ano está relacionado à liberdade e a comunicação através das mãos. “Nossos alunos se comunicam através da língua de sinais, por isso a importância das mãos para a comunicação e liberdade de expressão”, conta.

            Para as alunas Emily, 13 anos, e Vanessa, 5 anos, ter seus trabalhos expostos é motivo de orgulho. “Fiz os meus quadros com muita dedicação e demorei bastante para deixá-lo pronto. Mostrá-lo a outras pessoas, junto com os trabalhos dos meus amigos é gratificante”, diz Emily. Já Vanessa falou a respeito da escola e da convivência com os colegas. “Aprendo coisas novos e todos nós, professores e alunos, somos muito unidos”.

            A diretora da instituição aproveitou a oportunidade para divulgar a campanha “Setembro Azul”. Trata-se de um mês inteiro de divulgação a respeito da língua de sinais, escolas especiais e maneira de viver dos surdos. A campanha acontece em todo o Brasil e pede apoio ao direito à educação bilíngue para surdos e não fechamento das escolas especiais. Também, comemora-se em todo país no dia 26 de setembro o Dia Nacional dos Surdos.

            De acordo com a mãe de Vanessa, Jéssica Rodrigues da Cruz, a escola especial é fundamental para a qualidade de educação dos surdos. “Os alunos são muito bem tratados, aprendem através da linguagem própria deles, temos também grupos de pais e mestres”, explica Jéssica.

            A Mostra segue em exposição no hall de entrada da Câmara Municipal até o dia 30 de setembro.

 

Para Emily, expor seus trabalhos é motivo de orgulho.
Vanessa gosta muito da escola, professores e colegas.
Da esquerda para direita: a mãe Jéssica, alunas Vanessa e Emily e a diretora Cláudia

 

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 21/09/2011

 

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support