Banda Marcial comemora 20 anos com concerto na Câmara Municipal

Também foi celebrado o Dia da Banda Marcial de São José dos Pinhais, de autoria do vereador professor Walder Mulbak

           A Banda Marcial de São José dos Pinhais completou, nessa quarta-feira (24), seu vigésimo aniversário e, para comemorar a data, realizou-se um concerto na Câmara Municipal. Celebrou-se também, na mesma ocasião, o Dia da Banda Marcial, criado por Lei proposta pelo vereador professor Walder Mulbak.

            Estiveram presentes no evento além do vereador, representante da
Câmara; o prefeito Ivan Rodrigues; a secretária de educação, Tânia Galvão; o secretário de cultura, Christian Bundt; a secretária de governo em exercício, Daniela Nogueira; o ex-prefeito Moacir Piovezan, entre demais autoridades, familiares e amigos dos componentes.

            Em discurso, o vereador destacou a Lei que criou o Dia da Banda Marcial. “Tenho a honra e o prazer de poder ter criado um projeto que instituiu no calendário oficial do município o Dia da Banda Marcial de São José dos Pinhais”, disse Walder, que também a parabenizou pelo aniversário de vinte anos. “Sempre estarei valorizando o trabalho e empenho dos maestros João Carlos e Jeferson, além de todos os componentes”.

            O prefeito Ivan Rodrigues, por sua vez, agradeceu aos trabalhos da Banda que, segundo ele, é um dos orgulhos do município. “Todo esforço possível nossa administração tem dedicado para que a Banda de São José dos Pinhais continue sendo um item de orgulho da nossa cidade”, declarou.

            Um histórico foi revivido através de fotos e, durante o intervalo do concerto, os componentes foram homenageados, um a um, com entrega de medalhas de honra. O maestro João Carlos Maximiano fez uso da palavra para agradecer os que contribuem e apóiam a Banda entre eles, o vereador Walder Mulbak. “O vereador divulga todas nossas atividades, procura sempre nos apoiar em todos os momentos”, disse. Maximiano também destacou o aprendizado através da música. “Nesses vinte anos aprendi o valor social da música, que pode transformar crianças, tornando-as melhores como seres humanos”.

Banda Marcial de São José dos Pinhais

            A Banda Marcial de São José dos Pinhais, administrada pela secretaria municipal de cultura, tem como regente o maestro João Carlos Maximiano, mantendo em seu quadro estudantes que já passaram pela Guarda Mirim do município. É composta por 65 (sessenta e cinco) alunos músicos, 10 (dez) alunos da Guarda de Honra nos instrumentos de metal e percussão e 12 (doze) alunas no corpo coreográfico.

            Durante o ano a Banda realiza mais de 40 (quarenta) apresentações, dentro e fora do município, abrilhantando diversos eventos. Em toda sua existência conquistou vários títulos importantes, dos quais se destacam: Pentacampeã Paranaense Infanto-Juvenil, pela Confederação Nacional de Bandas, Bicampeã Juvenil no Concurso Nacional de Goiânia e Campeonato Interestadual, conquistado inúmeras vezes. Em 2001 manteve a excelência de suas apresentações em campeonatos, juntamente com as melhores corporações musicais juvenis paranaenses e brasileiras, destacando a conquista do Tricampeonato Sul Brasileiro, realizado no Rio Grande do Sul.

            A Banda Marcial de São José dos Pinhais, que congrega jovens talentos de nossa cidade, tem como filosofia a filantropia, civismo e cultura, constituindo-se como Patrimônio Cultural do município.

Vereador professor Walder entregou medalhas de honra aos componentes.
O prefeito Ivan Rodrigues também participou da comemoração.
Walder destacou, em discurso, a importância da Banda Marcial para o município.

 

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 25/08/2011

 

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Um comentário em “Banda Marcial comemora 20 anos com concerto na Câmara Municipal

  • 11 de outubro de 2011 em 09:03
    Permalink

    muito massa eu sou do corpo coreografico

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support