Audiência Pública na Câmara Municipal discutiu os 21 anos do ECA

Adoção foi o tema principal do encontro

 

O Estatuto da Criança e Adolescente completou, nessa quarta-feira (13), 21 anos de existência. No entanto, as razões para comemorar sua maioridade são poucas. Por esse motivo, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais promoveu, na mesma data do aniversário da Lei, audiência pública com a participação de especialistas no assunto.

Entre os palestrantes convidados estavam a doutora Lídia Weber, professora da UFPR, pesquisadora do tema adoção e autora de livros sobre o tema; a coordenadora do Observatório de Violências na Infância da UFPR e membro da comissão da criança e adolescente da OAB Paraná, Ana Christina Lopes; a presidente do Monaci (Movimento Nacional das Crianças “Inadotáveis”) e pretendente a adoção, Aristéia Moraes Rau e o advogado e membro do grupo Romã de apoio a adoção de São José dos Pinhais, doutor José Carlos Alves Silva.

Além do presidente da Casa, vereador professor Assis Manoel Pereira, estava presentes também os vereadores Toninho da Anderson e Mari Temperasso; a secretária de educação, Tânia Galvão; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Valéria Santos Cruz; demais representantes de autoridades e profissionais de diversas áreas relacionadas ao tema.

Em sua exposição, a doutora Lídia Weber falou sobre a história da adoção e como ela é vista em diversas culturas, inclusive no Brasil. Além de explanar a respeito da nova lei de adoção, Lídia mostrou depoimentos de crianças abandonadas em abrigos. Ana Christina Lopes abordou a respeito do direito que todas as crianças e adolescentes têm a dignidade, liberdade e respeito. “Precisamos melhorar e avançar muito na questão de ouvir as crianças e seus interesses. É no seio familiar e com a convivência social que todos esses direitos são exercidos efetivamente, não em abrigos”, afirmou em sua palestra.

Apresentando a visão das pessoas que pretendem adotar, o doutor José Carlos Silva, coordenador do Projeto Romã, mostrou a dificuldade em adotar uma criança, devido a excessiva burocracia e morosidade do judiciário. “Travamos uma guerra diária em prol do carinho e contra o preconceito”, disse José Carlos, que é pai de duas crianças adotadas. Aristéia Rau, contou seu próprio caso de pretensão a adoção e explicou o que é o Monaci. O Movimento nasceu a partir da tentativa de Aristéia e seu marido adotarem quatro irmãs portadoras do vírus HIV. “Tínhamos o perfil para adotar e o perdemos porque estamos confrontando um poder judiciário que não cumpre seu papel. As minhas filhas chegaram ao abrigo em Curitiba quando tinham meses de idade e hoje, a mais velha tem 12 anos. O Estatuto da Criança e Adolescente é um modelo mas, na prática, não temos seu cumprimento”.

Após as palestras, a palavra foi aberta a plateia, que debateu a respeito dos assuntos abordados. “Ainda temos muitos desafios a respeito dos direitos das crianças e adolescentes. Esperamos que, com este debate, tenhamos contribuído para que esses direitos sejam plenamente respeitados”, finalizou Assis.

A Lei 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, foi promulgada em 13 de julho de 1990 e nasceu a partir de uma grande mobilização social na década de 1980. Um abaixo-assinado com mais de seis milhões de assinaturas levou a criação do artigo 227 da Constituição Federal de 1988 tornando-se, posteriormente, lei federal. Atualmente existem mais de cem mil crianças e adolescentes abrigados em instituições de passagem e 21 mil pessoas habilitadas para adotar em todo o país.

 

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 14/07/2011

 

 

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support