ONG de São José dos Pinhais investe em projetos que aliam moda e ação social

  Fruto de uma parceria entre a Associação Borda Viva e a Faculdade Camões de Curitiba, a iniciativa pretende agregar valor aos produtos fabricados pelas costureiras da comunidade de Borda do Campo; Resultados dos trabalhos serão conhecidos nesta sexta-feira (1)

             As mães que trabalham no ‘Borda Verde Costura’, programa mantido pela Associação Borda Viva, estão ansiosas. O motivo é a apresentação oficial, na próxima sexta-feira (1),  no bairro São Francisco, em Curitiba, das peças que elas ajudaram a confeccionar em conjunto com alunos do curso de Tecnologia em Design de Moda da Faculdades Integradas Camões.  A produção é fruto do ‘Projeto Borda Viva na Moda’, uma parceria entre as instituições, que pretende oferecer – por meio do uso de técnicas de Design – oportunidade de geração de renda e sustentabilidade nos projetos de confecção orientados pela ONG.

            Divididos em três equipes, os alunos participaram de vistas técnicas às instalações da Borda Viva – no bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais – e também receberam as costureiras da comunidade nos laboratórios da faculdade. A troca de experiências resultou na produção de bolsas sustentáveis a partir de três materiais considerados ecologicamente corretos: lona de banners usados, algodão cru e juta – espécie de fibra têxtil que não agride o meio ambiente para ser produzida.

            A integração entre moda e responsabilidade socioambiental, realizada na prática pelos grupos, também foi embasada em três projetos que serão apresentados durante a apresentação oficial das bolsas produzidas. Uma equipe técnica formada por professores do curso e membros da Borda Viva irá escolher uma das propostas de confecção para produzir os produtos na Associação.

            Analista de Comércio Exterior e aluna do último período de Design de Moda, Ivelise Rondina explica que seu grupo procurou envolver o máximo de pessoas possíveis na formatação de seu projeto. “Optamos pelo algodão cru porque é um material que oferece grande possibilidade de interferência, o que permite a participação de mais mulheres, além das costureiras. O tecido permite, por exemplo, a aplicação de pinturas, crochês e bordados nas peças produzidas, desse modo, mais pessoas podem colaborar com seu talento na linha de produção da ONG” explica.

            A presidente da Associação Borda Viva, Rosali Oliveira, comenta que a parceria com universitários é uma grande oportunidade que propicia uma valorosa troca de experiências. “Todos aprendem ao realizar trabalhos em conjunto. Especialmente porque podemos aprender novas práticas, visões diferenciadas do nosso papel social e modos de aperfeiçoar cada vez mais nossos produtos” explica.

            O Programa Borda Viva – apoiado pelo Instituto Renault e pela Savannah Ações em Comunicação – está aberto para receber doações ou parcerias de empresas interessadas na compra de bolsas ecológicas produzidas a partir de materiais recicláveis. Mais informações sobre o Programa com o responsável pelo projeto, Luciano Planca pelo e-mail bordaviva@gmail.com ou pelo site www.bordaviva.org.br.

A ONG

              A Associação Borda Viva é uma ONG que há 10 anos realiza ações concretas no combate à fome e à miséria na comunidade do bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais. Atuando como entidade de promoção do desenvolvimento local, a Borda Viva busca atender famílias em condição de vulnerabilidade social por meio de diversos projetos como o ‘Cozinha-Escola’, que alimenta diariamente mais de 200 crianças carentes, o ‘Borda Verde costura’, iniciativa que produz bolsas ecológicas entre outros itens a partir de materiais recicláveis, além de iniciativas nas áreas de turismo, cultura e geração de renda.

 

Serviço

Apresentação oficial do Projeto Borda Viva na Moda
Evento aberto ao público sem necessidade de prévia inscrição
Local: Faculdades Integradas Camões
Endereço: Av. Jaime Reis, 531A – Alto São Francisco – Sala – SS2
Informações: (41) 3233-8805

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support