Profissionais da educação infantil pedem apoio dos vereadores

Educadores e atendentes solicitam o reconhecimento da atividade

 

            Dezenas de educadores e atendentes da educação infantil compareceram a sessão ordinária da Câmara Municipal dessa quinta-feira (16). Fez uso da tribuna popular a representante da comissão de mobilização de atendentes e educadores, Analu Alves. Os profissionais pediram o apoio dos vereadores na luta a favor de seus direitos.

            Segundo Analu Alves, o cargo de educador social, criado em 2004, funciona nos CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) e sua função é integrar educação e cuidados, o que cria mais exigências profissionais, como formação em magistério e pedagogia. “A educação infantil também requer dedicação, conhecimento e planejamento, não é justo que os profissionais da área continuem desvalorizados. Professores do primeiro ano do ensino fundamental sentem a diferença entre alunos que passaram e os que não passaram pela educação infantil, pois eles têm mais facilidade no aprendizado”, justificou a professora.

            As principais reivindicações da categoria são: aumento do piso salarial, hora atividade e inclusão no quadro do magistério, o que traria benefícios como aposentadoria especial, progressão qualificada, formação continuada, entre outros. “A legislação nacional está a nosso favor, basta que ela seja cumprida. Sabemos o que queremos e estamos dispostos a enfrentar os desafios para atingir nossos objetivos”, finalizou Analu.

            Na mesma ocasião, o vereador professor Walder Mulbak (DEM) apresentou indicação ao Executivo para que esse elabore um projeto de lei que adeque os vencimentos de atendentes e educadores da educação infantil ao piso salarial nacional, atualmente fixado em R$ 1.187,00. O vereador pede, também, que seja pago o adicional referente às horas-atividade.

            Ao fazer uso da tribuna, Walder Mulbak comentou sua indicação. “Como Legislativo estamos fazendo nossa parte. Agora vamos continuar participando das reuniões para que esta categoria seja devidamente valorizada em São José dos Pinhais”. O vereador Toninho da Anderson (PP) também fez uso da palavra para apoiar os manifestantes. “A educação é a base fundamental da formação humana. Os profissionais da área estão aqui pedindo socorro e os vereadores vão brigar pela melhoria da estrutura e respeito aos professores do ensino infantil”, declarou o vereador.

 

Vereador professor Walder fez indicação pedindo melhorias aos profissionais da educação infantil.

 

Toninho da Anderson apoiou os manifestantes

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 17/06/2011

 

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support