Programa Colheita Garantida é aprovado pela Câmara Municipal

Vereador Carlos Machado é o proponente do Projeto

 

             Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (10), o Projeto de Lei que institui o programa Colheita Garantida. De autoria do vereador Carlos Machado (PSDB), tem por objetivos fomentar a venda de hortaliças em tempo de excesso de produção ou não interesse da Ceasa (Centrais de Abastecimento) e incentivar a troca de lixo reciclável por esses produtos.

            De acordo com o Projeto, será garantido aos produtores rurais de hortis e frutis a compra de seus produtos pelo município, a preço de custo avaliado em conjunto entre produtores, Emater e a secretaria municipal a ser definida pelo Executivo. Todas as espécies de hortis e frutis cultivados em São José dos Pinhais poderão ser objeto do programa.

            Caberá, também, ao Poder Executivo, a distribuição dos produtos adquiridos nos bairros do município, que se dará através da troca de lixo reciclável, estabelecendo critérios para troca como, ainda, a agenda com os dias da semana e comunidades beneficiadas. Os produtores receberão um “vale Colheita Garantida” que poderão utilizar para recebimento dos produtos vendidos, de acordo com o calendário de pagamentos instituído pelo Executivo.

            Para Carlos Machado o programa trará diversos benefícios para a cidade, que é a maior produtora hortifrutícola da região metropolitana. “Este programa vem fomentar e apoiar nossos agricultores familiares que, em tempo de excesso de produção, sofrem grandes prejuízos”, afirmou o vereador. Além disso, Machado acredita que o “Colheita Garantida” é, ainda, educativo, social, ecológico e de sustentabilidade. “Pois trará muitos benefícios, também, a comunidade carente do nosso município, incentivando a reciclagem do lixo e alimentação saudável”, disse.  

            O Poder Executivo tem até 90 (noventa) dias para regulamentar a Lei.

 

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 10/05/2011

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support