Daisaku Ikeda é o mais novo Cidadão Honorário de São José dos Pinhais

Vereador Joel Almeida foi o proponente da homenagem

 

            A Câmara Municipal concedeu, em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (05), o Título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais ao senhor Daisaku Ikeda. A homenagem foi outorgada pela lei nº 985/2007 e solicitada pelo vereador Joel Almeida (PSDB).

            Daisaku Ikeda, mora no Japão e, na ocasião, foi representado pelo senhor NaotoYoshikawa, 1º vice-presidente da Associação Brasil SGI. Ikeda nasceu em Tóquio no dia 02 de Janeiro de 1928. Presidente da Sokka Gakai Internacional, é um pensador budista, filósofo e poeta de renome, cujas obras como escritor, educador e fotógrafo têm recebido aclamações mundiais. Segundo seu representante, Ikeda acredita que somente por intermédio do diálogo os humanos podem edificar confiança e compreensão. Em busca desse ideal, viajou a diversos países, mantendo contato com vários líderes políticos, culturais e educacionais.

            Registrada na ONU (Organização das Nações Unidas) como uma organização não-governamental (ONG), a SGI tem patrocinado várias exposições e efetuado extensivas atividades de auxílio a refugiados. Tem também trabalhado em movimentos para atrair a atenção para a situação ambiental e importância dos direitos humanos. Além disso, o próprio Ikeda tem feito um número significativo de propostas de paz.

            Durante a cerimônia, o proponente, vereador Joel Almeida declarou ser uma honra para o município ter como cidadão o senhor Ikeda. “A SGI está presente no mundo todo com propostas de paz, cultura e educação. Esses são os princípios que podem mudar o mundo e Daisaku Ikeda é um dos grandes ativistas mundiais pela paz e cidadania”, afirmou Almeida.

            Naoto Yoshikawa, representante do homenageado, repassou a mensagem de agradecimento escrita pelo senhor Ikeda. “Manifesto minha alegria e satisfação. Para mim é mais uma responsabilidade, vou devotar mais esforços pela paz. Também gostaria de me desculpar por não poder estar presente. São José dos Pinhais é uma cidade privilegiada por sua gente e seus valores humanos”, disse o mais novo cidadão honorário do município.

Vereador Joel Almeida e representante do sr. Ikeda, Naoto Yoshikawa

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 06/04/2011

 

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support