Daisaku Ikeda é o mais novo Cidadão Honorário de São José dos Pinhais

Vereador Joel Almeida foi o proponente da homenagem

A Câmara Municipal concedeu, em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (05), o Título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais ao senhor Daisaku Ikeda. A homenagem foi outorgada pela lei nº 985/2007 e solicitada pelo vereador Joel Almeida (PSDB).

Daisaku Ikeda, mora no Japão e, na ocasião, foi representado pelo senhor NaotoYoshikawa, 1º vice-presidente da Associação Brasil SGI. Ikeda nasceu em Tóquio no dia 02 de Janeiro de 1928. Presidente da Sokka Gakai Internacional, é um pensador budista, filósofo e poeta de renome, cujas obras como escritor, educador e fotógrafo têm recebido aclamações mundiais. Segundo seu representante, Ikeda acredita que somente por intermédio do diálogo os humanos podem edificar confiança e compreensão. Em busca desse ideal, viajou a diversos países, mantendo contato com vários líderes políticos, culturais e educacionais.

Registrada na ONU (Organização das Nações Unidas) como uma organização não-governamental (ONG), a SGI tem patrocinado várias exposições e efetuado extensivas atividades de auxílio a refugiados. Tem também trabalhado em movimentos para atrair a atenção para a situação ambiental e importância dos direitos humanos. Além disso, o próprio Ikeda tem feito um número significativo de propostas de paz.

Durante a cerimônia, o proponente, vereador Joel Almeida declarou ser uma honra para o município ter como cidadão o senhor Ikeda. “A SGI está presente no mundo todo com propostas de paz, cultura e educação. Esses são os princípios que podem mudar o mundo e Daisaku Ikeda é um dos grandes ativistas mundiais pela paz e cidadania”, afirmou Almeida.

Naoto Yoshikawa, representante do homenageado, repassou a mensagem de agradecimento escrita pelo senhor Ikeda. “Manifesto minha alegria e satisfação. Para mim é mais uma responsabilidade, vou devotar mais esforços pela paz. Também gostaria de me desculpar por não poder estar presente. São José dos Pinhais é uma cidade privilegiada por sua gente e seus valores humanos”, disse o mais novo cidadão honorário do município.

Vereador Joel Almeida e representante do sr. Ikeda, Naoto Yoshikawa

Assessoria de Imprensa 06/04/2011