Novo Comando Regional de Polícia Militar é apresentado na Câmara Municipal

Coronel Sérgio Filardo comandará nova estrutura

Foi apresentado, na noite dessa segunda-feira (04) na Câmara Municipal, o comandante da nova estrutura da Polícia Militar, 6º Comando Regional, Coronel Sérgio Filardo. O novo comando será responsável pelas ações da corporação na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Litoral e Sistema Penitenciário, que englobam o 9º e 17º BPM e o Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd).

Compareceram, na ocasião, os vereadores Toninho da Anderson (PP), Mari Temperasso (PSDB), Lúcia Stoco (DEM), Joel Almeida (PSDB) e Bira do Banco (PT), representante da Câmara; o prefeito Ivan Rodrigues; o deputado estadual Francisco Buhrer; secretários municipais e autoridades policiais, entre elas o comandante do 17º Batalhão, tenente-coronel Maurício Tortato.

O segundo secretário do Legislativo, vereador Bira do Banco, declarou ser uma honra a apresentação ter sido feita na Câmara Municipal. “Em nome de todos os vereadores desejo sucesso ao coronel Filardo e coloco esta Casa, que afinal é do povo, à disposição da Polícia Militar e dos outros órgãos de segurança”, afirmou.

Prefeito Ivan Rodrigues, ao fazer uso da palavra, deu boas vindas ao novo comandante. “A região a ser atendida é extensa, mas tenho certeza que com esta nova estrutura a relação da polícia com a comunidade e a segurança vão melhorar”, assegurou o chefe do Executivo.

Segundo o comandante Coronel Sérgio Filardo, a maior causa do alto índice de homicídios e violência da RMC é o uso abusivo de álcool e drogas. De acordo com estatísticas apresentadas por ele, só nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram cometidos 34 assassinatos em São José dos Pinhais. “Temos consciência que não vamos eliminar a criminalidade da região. Esse problema só se resolve com a soma de policiamento, educação e melhoria na qualidade de vida da população e essas ações podem ser impulsionadas com a ajuda dos vereadores com a criação de leis, como por exemplo a lei seca”, falou.

Ainda de acordo com Filardo, as principais metas do 6º CRPM são: a locação de um imóvel para sediar o comando em São José dos Pinhais; diagnosticar as necessidades logísticas e humanas; estabelecer prioridades no serviço e apoiar a PMPR na implantação de um Batalhão Metropolitano que melhor dividirá a RMC.

Vereadores Lucia Stoco, Joel Almeida, Mari Temperasso e comandantes de polícia

Vereador Bira do Banco falou em nome da Câmara Municipal