Projeto Mulheres da Paz é apresentado aos vereadores

Coordenadora do projeto usou a tribuna popular

Foi apresentado, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (29), o Projeto Mulheres da Paz que integra o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). O Projeto será desenvolvido, em São José dos Pinhais, nas regiões da Borda do Campo e Guatupê.

A coordenadora pedagógica do Mulheres da Paz, Ângela Mendonça, utilizou a tribuna popular para explicar o projeto, coordenado pela secretaria municipal de segurança, aos vereadores. Também estavam presentes a gestora do Pronasci no município, Cleusa Lima e demais membros da equipe técnica.

Segundo Ângela o principal objetivo é minimizar os índices de violência nas regiões onde o projeto será desenvolvido. “Foram realizadas pesquisas e os bairros Borda do Campo e Guatupê foram sugeridos para que introduzíssemos o Mulheres da Paz. Ainda estamos em processo de construção, mas se tudo der certo poderemos expandi-lo para toda cidade”, explicou.

Ainda, de acordo com a coordenadora, estão abertas as inscrições para mulheres das regiões escolhidas, que tenham mais de 18 anos, sejam alfabetizadas e queiram participar do projeto. Serão selecionadas, ao todo, cinquenta pessoas que receberão bolsa-auxílio e trabalharão na comunidade orientando os moradores em relação a direitos, deveres e apoiando-os no que for necessário. Para isso, as mulheres selecionadas participarão de 240 horas de formação continuada.

“Nossa esperança é transformar famílias e sociedade. As mulheres são mais sensíveis, são mães, cuidadoras, fortes, chefes de família, elas tem todos os requisitos para apoiar quem precisa. Contamos com o auxílio dos vereadores para divulgar e acompanhar o projeto, já que eles estão diretamente presentes nas comunidades”, finalizou Ângela.

As inscrições foram abertas em 28 de março e se encerram no próximo dia 04 de abril. Para participar da seleção, a candidata deverá preencher uma ficha disponível em diversas unidades básicas de saúde e escolas e depositá-las em urnas disponíveis nos mesmos locais.

Assessoria de Imprensa 29/03/2011

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução