Câmara aprova projeto que institui o Centro de Referência do Idoso

Preocupados com a qualidade de vida dos idosos são-joseenses os vereadores aprovaram, na sessão ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira (17), o Projeto de Lei nº399 que institui o programa “Centro de Referência do Idoso”.

De autoria do vereador Aílton Fenemê (PSDB), o programa tem como objetivos valorizar os idosos e integrá-los a todos os setores da sociedade, proporcionando-lhes assim, uma vida digna e saudável.

As principais atividades do Centro, de acordo com o Projeto, são a prestação de informações e serviços em diversas áreas de interesse da terceira idade, conforme previsto na Constituição Federal e Estatuto do Idoso e atendimento nas áreas geriátrica, odontológica, fisioterápica e psicológica. Também será criada a Casa do Idoso, onde serão desenvolvidas atividades culturais, esportivas, educativas, além do desenvolvimento de ações vinculadas à saúde dos idosos.

Segundo o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, a população com mais de 60 anos de São José dos Pinhais é de, aproximadamente, 20 mil pessoas. Sendo assim, é necessário propor medidas que promovam a integração e fortalecimento das ações já desenvolvidas pelo município. Estima-se que, se transformado em Lei, o programa atenda mais de três mil idosos em seu primeiro ano, ou seja, 15% da população de terceira idade de São José dos Pinhais.

Vereador Fenemê, autor do Projeto

Assessoria de Imprensa 17/03/11