Aos 90 anos ex-vereador Raul Setim é homenageado pela Câmara Municipal

Na manhã dessa quinta-feira, 18, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, durante a sessão ordinária, prestou homenagem ao ex-vereador do município Raul Setim, que está completando 90 anos de idade no próximo dia 21. A proposição foi dos vereadores Bira do Banco e Carlos de Castro, pelo Requerimento nº 164, de 11 de novembro de 2010, sendo aprovada pelos demais membros do Legislativo.  

Na ocasião foi entregue ao ex-vereador, Raul Setim, Diploma de Votos de Louvor e Reconhecimento pelos relevantes serviços prestados junto à comunidade de São José dos Pinhais, tanto como profissional quanto como líder espiritual. 

Estiveram prestigiando o acontecimento o seu único filho, o empresário João Setim Junior, e suas netas, a jornalista Mauren Lucrécia e a educadora física Maria Eugênia, além de outras autoridades políticas são-joseenses e membros da comunidade local.

O vereador Bira do Banco, como orador oficial, fez uso da Tribuna para falar um pouco da vida do homenageado. Segundo Bira, Raul Setim é são-joseense, nascido no Rio de Una, em 21 de novembro de 1920. “Nono dos 14 filhos da italiana Verginia Andrigueto com o brasileiro Antonio Setim, Raul foi um menino esperto que ajudava os pais no armazém da família, no Rio de Uma e quando tinha 15 anos foi chamado por um parente para ajudar nas viagens e fretes feitos pelo caminhão da família, e nunca mais deixou a profissão de motorista”, acrescentou o vereador. 

Ainda, conforme falou o orador, em 1944 Raul conheceu a bela e jovem professora Lucrécia da Rocha, com quem casou um ano depois, na pequena Igreja do Rio de Una. Na comunidade, o casal se destacava pelo zelo com as coisas e trabalhos da igreja, sendo Raul Presidente do Conselho Paroquial durante 12 anos – cargo conquistado pelo voto dos paroquianos e na década de 50, vieram para o centro de São José, onde fixaram residência. 

Aqui, esclarece Bira, envolvido com o quadro político da cidade, Raul foi convidado pelo Partido Social Democrático (PSD) a concorrer ao cargo de vereador – que naquela época não oferecia salário. Pensando que poderia colaborar para o progresso de sua cidade e de toda população, ele aceitou; e foi eleito vereador em 1960. Apesar da vontade em ajudar ainda mais a comunidade, logo nos primeiros meses de mandato Raul foi ficando descontente com alguns costumes e práticas políticas daquela época, preferindo se afastar da Casa de Leis.  

Justificando a homenagem recebida, Bira lembrou que o papel social de Raul Setim, porém, não acabou com o fim de seu mandato. Ele continuou presente e útil em sua comunidade religiosa, que passou a ser a Paróquia do Senhor Bom Jesus, ajudando desde o início da construção da igreja, inclusive nas campanhas para arrecadação de fundos. Mais tarde virou ministro da eucaristia e responsável pelo zelo do bosque e do salão de festas da igreja. 

O homenageado também foi o responsável pela implantação do projeto “Infância Missionária”, que envolve crianças e jovens. Até hoje, aos 90 anos, visita os enfermos e leva eucaristia para os doentes da comunidade. Ele também faz questão de se informar sobre o processo político do País e de São José dos Pinhais.

Após receber a homenagem, emocionado Raul Setim agradeceu aos vereadores e ressaltou o trabalho de todos. Os vereadores Walder Mulbak, Onildo, Toninho da Anderson, Imar Augusto e Joel Almeida fizeram uso da explicação pessoal para também falarem sobre a importância do homenageado para o desenvolvimento social e político do município.
 


O homenageado Raul Setim, seu filho João e suas netas Mauren e Maria Eugênia

O ex-vereador Raul Setim recebendo a homenagem dos vereadores Bira e Carlos de Castro

Jornalista Nara Moreira – 18/11/2010

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support