São José dos Pinhais terá coleta de óleo de cozinha usado

Foi lançado oficialmente nessa terça-feira, 05, o programa municipal de Coleta, Tratamento e Reciclagem de óleo de origem vegetal

Em solenidade realizada na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, na noite dessa terça-feira, 05, foi lançado oficialmente o programa de Coleta, Tratamento e Reciclagem de óleo de origem vegetal. A iniciativa, que contou com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi proposta pelos vereadores professor Assis Manoel Pereira, José Vieira e Carlos Machado, através de projeto de Lei.
 
Para o presidente da Câmara Municipal, professor Assis Manoel Pereira, que participou do evento, todas as pessoas, hoje, se preocupam com a questão ambiental, mas muitos não sabem como contribuir para diminuir os danos causados até aqui. Por isto, continuou ele, da necessidade do poder público tomar a iniciativa de fazer campanhas de conscientização da sociedade.
 
“Em São José dos Pinhais podemos dizer que o município está atento aos problemas ambientais, com inúmeras ações e a Câmara de Vereadores tem produzido várias leis voltadas ao cuidado com o meio ambiente. Todas trazendo benefícios à nossa sociedade, como esta que entra em vigor nessa noite”, declarou Assis.
 
A secretária municipal do Meio Ambiente e promotora da solenidade, Edilaine Vieira, falou que entre as finalidades do programa estão: evitar a poluição dos recursos hídricos e solo; informar a população quanto aos riscos ambientais causados pelo descarte inadequado do óleo na rede de esgoto e solo e incentivar a prática da reciclagem deste produto de fontes domésticas, comerciais e industriais.
 
Todas as diretrizes do programa, maneiras de acondicionamento e pontos de coleta, também foram abordados por Edilaine que, ainda, ressaltou a participação fundamental da Secretaria Municipal da Educação para o sucesso do referido programa.
 
A solenidade foi encerrada com a palestra “Biodiesel a partir de resíduos gordurosos”, proferida por Antônio André Chivanga Barros, professor graduado e doutorado do quadro do Departamento de Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau, em Santa Catarina.   
 
Informações a respeito do Programa Municipal de Coleta, Tratamento e Reciclagem de Óleos podem ser obtidas junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através dos telefones (041) 3383-4995 e 3398-2762.


A Secretária do Meio Ambiente, Edilaine Vieira explica como funcionará o programa. Na mesa diretiva o presidente da Câmara Municipal, Professor Assis Manoel Pereira e o palestrante Antônio Barros

Jornalista Nara Moreira – 06/10/2010

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support