Concessionária das BRs 376 e 101 abre canal de diálogo com municípios lindeiros

O movimento dos municípios lindeiros das BRs 376, no Paraná e 101, em Santa Catarina, obteve sua primeira vitória. Os presidentes das Câmaras Municipais de Biguaçu (SC) e São José dos Pinhais (PR), Luis Roberto Feubak e Professor Assis Manoel Pereira, respectivamente, informaram em reunião realizada na tarde desta terça-feira (14), na sede do Legislativo são-joseense, que foram contatados pela concessionária Autopista Litoral Sul para apresentarem suas reivindicações.
 
Compareceram a reunião cerca de 40 pessoas, entre vereadores de Santa Catarina e Paraná, agricultores, comerciantes e advogados. Com o objetivo de discutir problemas em comum relacionados às rodovias concessionadas à Litoral Sul e buscar soluções para a questão, os participantes definiram, primeiramente, a formação de uma comissão provisória. Essa comissão, formada por um representante de cada Câmara Municipal e comerciantes, elencará os principais problemas ocasionados pela concessionária e, já na próxima semana, deve reunir-se com o superintendente da Litoral Sul, Antônio Marcio Protta.
 

Decidiu-se, também, a formação de uma associação ou consórcio intermunicipal, a ser definido pelas assessorias jurídicas dos municípios participantes, visando a personalidade jurídica do movimento para, no futuro, buscarem soluções via judicial para os problemas.
 
As principais reclamações comuns dos municípios e comerciantes em relação à concessionária são: falta de segurança, acessos aos comércios das margens das rodovias que foram fechados, falta de atenção da empresa perante os pedidos dos vereadores e sinalização adequada.
 
Segundo o vereador são-joseense, Professor Walder Mulbak o encontro foi proveitoso e serviu para mostrar que o movimento está forte, inclusive podendo tornar-se nacional, pois outros municípios dos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo já demonstraram interesse em participar. “Esperamos que a Litoral Sul atenda, de fato, as reivindicações que serão solicitadas nessa primeira reunião, que deve acontecer na próxima semana, mas caso isto não aconteça, continuamos mobilizados e já com a associação ou consórcio formado” declarou.
 
Participaram da reunião representantes dos seguintes municípios: Biguaçu, Itajaí, Araquari e Governador Celso Ramos em Santa Catarina e São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Quatro Barras no Paraná. A próxima reunião será realizada no município de Itajaí (SC), com data e horários a serem definidos.
 
 
Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 14/09/10

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support