Concessionária das BRs 376 e 101 abre canal de diálogo com municípios lindeiros

O movimento dos municípios lindeiros das BRs 376, no Paraná e 101, em Santa Catarina, obteve sua primeira vitória. Os presidentes das Câmaras Municipais de Biguaçu (SC) e São José dos Pinhais (PR), Luis Roberto Feubak e Professor Assis Manoel Pereira, respectivamente, informaram em reunião realizada na tarde desta terça-feira (14), na sede do Legislativo são-joseense, que foram contatados pela concessionária Autopista Litoral Sul para apresentarem suas reivindicações.

Compareceram a reunião cerca de 40 pessoas, entre vereadores de Santa Catarina e Paraná, agricultores, comerciantes e advogados. Com o objetivo de discutir problemas em comum relacionados às rodovias concessionadas à Litoral Sul e buscar soluções para a questão, os participantes definiram, primeiramente, a formação de uma comissão provisória. Essa comissão, formada por um representante de cada Câmara Municipal e comerciantes, elencará os principais problemas ocasionados pela concessionária e, já na próxima semana, deve reunir-se com o superintendente da Litoral Sul, Antônio Marcio Protta.

Decidiu-se, também, a formação de uma associação ou consórcio intermunicipal, a ser definido pelas assessorias jurídicas dos municípios participantes, visando a personalidade jurídica do movimento para, no futuro, buscarem soluções via judicial para os problemas.

As principais reclamações comuns dos municípios e comerciantes em relação à concessionária são: falta de segurança, acessos aos comércios das margens das rodovias que foram fechados, falta de atenção da empresa perante os pedidos dos vereadores e sinalização adequada.

Segundo o vereador são-joseense, Professor Walder Mulbak o encontro foi proveitoso e serviu para mostrar que o movimento está forte, inclusive podendo tornar-se nacional, pois outros municípios dos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo já demonstraram interesse em participar. “Esperamos que a Litoral Sul atenda, de fato, as reivindicações que serão solicitadas nessa primeira reunião, que deve acontecer na próxima semana, mas caso isto não aconteça, continuamos mobilizados e já com a associação ou consórcio formado” declarou.

Participaram da reunião representantes dos seguintes municípios: Biguaçu, Itajaí, Araquari e Governador Celso Ramos em Santa Catarina e São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Quatro Barras no Paraná. A próxima reunião será realizada no município de Itajaí (SC), com data e horários a serem definidos.

Assessoria de Imprensa 14/09/10

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução