Vereador professor Walder Mulbak discute sustentabilidade do Pinheiro-do-Paraná

 

Juntamente com o secretário geral da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF) Marcelo Lubas, o vereador Walder Mulbak (DEM), esteve reunido na tarde de hoje (29) na Câmara Municipal, discutindo as questões que envolvem a árvore símbolo do Paraná.
 
Espécie em extinção, o Pinheiro-do-Paraná pode ser utilizado das mais variadas maneiras. Apesar de sua importância, são poucas as unidades de conservação da espécie. Desse modo, é essencial a organização do primeiro Arranjo Produtivo Local (APL), que promove a sustentabilidade da Araucária. Preocupado com todas as nuances referentes ao Pinheiro-do-Paraná, Walder Mulbak contribui para que o projeto seja viável.   
 
Segundo o  vereador, é preciso que a população saiba do potencial existente na espécie. “É preciso que os produtores rurais invistam no pinheiro, pois assim, só teremos benefícios. Além de preservar a natureza, criaremos uma alternativa que trará renda para toda a região”, falou Walder Mulbak.
 
Sendo a primeira APL do Brasil nesse âmbito, com trabalhos realizados em São José dos Pinhais e Tijucas do Sul, o principal objetivo é a conscientização da importância da árvore geradora do pinhão. Cada região do Brasil tem seu ítem principal de extativismo, como cupuaçu e açaí na região Norte, por exemplo. Na região Sul, o APL com pinhão trará inúmeros benefícios para a população local.
 
A implementação do Arranjo Produtivo Local foi possível quando a ASSOPINHO (Associação dos Pinhoeiros do município de Tijucas do Sul e São José dos Pinhais) passou a cooperar com a FUPEF. Nesse sentido, a cadeia produtiva do pinhão, que conta com o apoio do vereador Walder Mulbak, pode ser realizada. Para o Secretário Geral da FUPEF, o Pinheiro-do-Paraná será melhor utilizado, principalmente para o benefício regional. “Além de poder promover a gastronomia turística com pinhão e a preservação da éspecie, a população local terá mais alternativas de renda”, disse o Engenheiro Florestal Marcelo Lubas.  
 
Na sessão a ser realizada no dia 08/07, na Câmara Municipal, acontecerá o pré-lançameto do projeto com a presença do Secretário Geral da FUPEF, Marcelo Lubas.
 

Douglas Trevisan
  AI – Câmara Municipal 29/06/2010

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support