Vereadores participam do lançamento do Território de Paz

O programa do Ministério da Justiça visa reduzir a criminalidade em áreas de vulnerabilidade social por meio de atividades que facilitam a inserção dos jovens na sociedade

Num grande evento, realizado no Jardim Alegria, em São José dos Pinhais, foi lançado, nessa quinta-feira, 17, o Território de Paz do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça. O presidente da Câmara Municipal, vereador professor Assis Manoel Pereira, e os demais membros do legislativo Carlos de Castro, Sylvio Monteiro, Walder Mulbak, Onildo, Joel Almeida, Bira do Banco, Fenemê, Mari Temperasso e Lúcia Stoco prestigiaram o evento, juntamente com várias outras autoridades federais, estaduais e municipais.

O Território de Paz tem como objetivo estimular a redução da criminalidade em áreas de vulnerabilidade social por meio atividades que facilitam a inserção dos jovens na sociedade. Em São José dos Pinhais serão investidos mais de R$ 7 milhões em 12 projetos desenvolvidos principalmente na grande Guatupê e Borda do Campo.

Os projetos são: Gabinete de Gestão Integrada; Mulheres da Paz; Programa de Proteção a Jovens; Praça da Juventude; Justiça Comunitária; Programa Esporte e Lazer na Cidade; Conselhos Comunitários; Equipamentos para a Guarda Municipal; Policiamento Comunitário; Saúde da Família; Economia Solidária e Pintando a cidadania.

O lançamento do programa foi elogiado pelos vereadores Sylvio Monteiro e Onildo ao fazerem uso da tribuna, durante sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nessa quinta-feira, 17. Eles acreditam que, a exemplo de outras localidades onde já foi implantado o Território de Paz, haverá diminuição nos índices de criminalidade.

Também para o vereador Walder Mulbak, que se manifestou em explicação pessoal, esta é a primeira vez que ele acredita que um programa realmente vai dar certo, pois sua base está voltada para a educação e valorização dos jovens.

O vereador Carlos de Castro, representante da região do Guatupê, disse acreditar e estar otimista com os resultados do programa num futuro próximo. “Tenho certeza que será uma grande contribuição para o Guatupê e Borda do Campo diminuírem a violência, pois estaremos investindo nos jovens, principalmente através de práticas esportivas”, acrescentou o vereador.

Jornalista Nara Moreira – 17/06/2010

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução