Vereador Sylvio Monteiro apresenta projeto de Lei que incentiva uso de energia renovável

O objetivo da proposta é valorizar as fontes de energia alternativas, visando a conservação do meio ambiente
 


 
Com a finalidade de aumentar a energia gerada por fontes renováveis, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Sylvio Monteiro (DEM), apresentou o projeto de Lei que institui o Programa de Incentivos ao uso de energia solar nas edificações urbanas. O referido projeto foi lido durante sessão ordinária realizada na tarde dessa terça – feira (01).
 
A proposta visa incentivos fiscais recorrente à devida utilização de aquecimento solar nas residências, comércios e outras habitações do Município. A redução ou até mesmo a eliminação de ISS ou IPTU seria uma forma de incentivo e estaria em conjunto com campanhas públicas de educação ambiental.
 
Para o vereador, o uso de energia renovável, sustentável e descentralizada é uma forma de responsabilidade ambiental importante para a cidade. Ocasionaria uma redução das emissões de poluentes e uma preservação ideal do meio ambiente. “É importante promover uma contínua conscientização de preservação de nossas fontes naturais. Temos que pensar nas gerações futuras”, falou Monteiro.  
 
De acordo com o vice – presidente o Brasil tem um enorme potencial de aproveitamento de energia solar. “Mesmo assim, o aquecimento de água por energia solar, é pouco utilizado, pois a maioria das residências brasileiras possui chuveiros elétricos, equipamento de baixo custo inicial, mas de grande consumo de energia ao longo de sua vida útil, gerando importante demanda de capital para o setor elétrico e altos custos ambientais e sociais”, explicou ele.
 
Outros objetivos, do projeto de Lei, são valorizar as fontes de energia alternativas e estimular o desenvolvimento tecnológico, além de promover uma contínua conscientização de preservação de nossas fontes naturais. “Com o crescimento populacional da cidade, é importante pensar em outras formas de utilização de energia”, concluiu.
 
O projeto de Lei foi encaminhado as Comissões Permanentes da Câmara Municipal, que regem o assunto, para parecer. Em seguida, caso seja considerado constitucional, será levado a plenário para votação pelos demais vereadores.
 
O vereador Sylvio Monteiro, na mesma oportunidade, apresentou indicação, endereçada ao poder Executivo, solicitando que sejam promovidas oficinas de capacitação para a confecção de aquecedores solares com material reciclável (garrafas pet e embalagens longa vida) junto às Associações de Bairros e de Reciclagem de Lixo existentes no município.
 

Jornalista Nara Moreira – 02/06/2010

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support