Vereador Walder Mulbak fala da preocupação com mudanças na Educação Infantil

 

O vereador professor Walder Mulbak (DEM), que também é presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, fez uso da tribuna, durante sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (01), para falar mais uma vez sobre a Educação Infantil. O motivo de tanta preocupação é o projeto de Lei 414/2008, de autoria do senador Flávio Arns, que propõe a antecipação da matrícula no ensino fundamental aos cinco anos de idade, já aprovado no Senado e que se encontra na Comissão de Educação da Câmara Federal como projeto de Lei 675.
 
De acordo com o vereador a preocupação com esta mudança é da maioria dos profissionais da Educação, como ficou constatado em audiência pública realizada em Brasília recentemente, e também do Conselho Municipal de Educação de São José dos Pinhais. Com o objetivo de debater o assunto, informa Walder, será realizado, na sede desta Casa de Leis, um Fórum de Debate Público, coordenado pelo Grupo de Trabalho pela Educação Infantil do Paraná (GTEI), com o apoio do Conselho Municipal de Educação e a Câmara de Vereadores, no dia 09 de junho, às 18hs30. O tema do debate será “O direito da criança de 5 anos à Educação Infantil”.
 
Ainda, segundo o orador, para o Conselho de Educação, a mudança pretendida “é um retrocesso, visto que omite ou ignora outras questões de graves consequências sobre o desenvolvimento infantil, a saúde mental e a aprendizagem das crianças tão pequenas. O que está em jogo não é um número – cinco ou seis – mas a infância, o direito de ser criança e tudo o que este direito implica, inclusive a aprendizagem de acordo com as características da idade”.
 
Ao encerrar sua fala, Walder Mulbak, reafirmou a importância da participação de todos os profissionais da educação, políticos e comunidade em geral nesse fórum, “pois não podemos permitir que este projeto de Lei seja aprovado”.
 
Jornalista Nara Moreira – 01/06/2010

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support