Vereadores Zé Vieira e professor Walder Mulbak querem restaurante popular em São José dos Pinhais

Esses Restaurantes populares garantem refeições de qualidade para trabalhadores de baixa renda
 

Na sessão desta terça-feira, 13, da Câmara Municipal são-joseense, os vereadores Zé Vieira (PTB) e professor Walder Mulbak (DEM) apresentaram indicação de nº 4382/2010, endereçada ao poder executivo, solicitando que seja viabilizada a implantação de um Restaurante Popular no município. Este pedido já tinha sido feito pelo vereador Zé Vieira no ano de 2006.
 
Segundo os vereadores proponentes colocaram na justificativa da indicação, o restaurante popular promove o acesso de uma grande parcela da população carente a uma alimentação de qualidade a um custo baixo. Ainda, de acordo com eles, o público beneficiário é formado por trabalhadores formais e informais, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional.
 
“A concretização da nossa proposta é bem viável, uma vez que o Ministério de Desenvolvimento Social apoia a instalação de Restaurantes Populares através do financiamento de projetos de construção, reforma e adaptação de instalações prediais, aquisição de equipamentos permanentes, móveis e utensílios novos” informaram também os vereadores. 
 
O direito a refeições diárias de qualidade e a baixo custo avançou significativamente deste o ano de 2004, quando foram firmados convênios para a construção de restaurantes populares, em vários estados brasileiros. O programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) investiu milhões, possibilitando à população de baixa renda a ter acesso regular à alimentação de qualidade, um pressuposto básico da política de segurança alimentar e nutricional definida pelo Governo Federal. Os convênios resultaram de cartas que foram enviadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, propondo parcerias a todos os governadores e aos prefeitos de cidades com mais de 100 mil habitantes.
 A Rede Solidária de Restaurantes Populares é uma ação estruturante do Fome Zero diretamente relacionada à suplementação alimentar dos grupos mais vulneráveis e dos trabalhadores que, por falta de tempo ou recursos, não conseguem ter acesso a uma refeição saudável pelo menos uma vez por dia.
 
Os vereadores Zé Vieira e Walder esperam sensibilizar o prefeito municipal, Ivan Rodrigues, para que esta proposta seja implantada o mais rápido possível e assim promover a justiça social, além de estimular a produção local e gerar empregos.
 

Jornalista Nara Moreira – 13/04/2010

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support