Professor Assis pede serviço de acupuntura pelo SUS

Através de abaixo-assinado, a população fez a solicitação ao vereador

O presidente do Legislativo, Assis Manoel Pereira (PSDB), apresentou, na sessão ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira (08), indicação ao Executivo municipal solicitando a elaboração de um Projeto de Lei que inclua o serviço de acupuntura no Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

A comunidade são-joseense aprova a iniciativa, pois foi entregue ao vereador abaixo-assinado com cerca de mil assinaturas. “É necessário incluir a prática de acupuntura pelo SUS já que seus benefícios são muitos e, com certeza, proporcionarão melhorias na qualidade de vida da população”, afirmou Assis.

Desde 2006 o Ministério da Saúde promove a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, a qual teve início a partir das diretrizes de várias Conferências Nacionais de Saúde (CNS) e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A acupuntura, especialidade que faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, é caracterizada por um sistema de atendimento integral a saúde e vem sendo aplicada a milhares de anos na China. Trata-se de um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos por meio de agulhas, estímulos elétricos e laser. A prática é utilizada para complementar tratamentos psicológicos, fisioterápicos, entre outros.

Assessoria de Imprensa 08/04/10

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução