Vereador Bira do Banco participou da II Conferência de Economia Solidária

O vereador Bira do Banco (PT), que apoia a formação de empreendimentos solidários em São José dos Pinhais, participou da II Conferencia Regional de Economia Solidária de Curitiba e Região Metropolitana. O evento foi realizado nesta sexta-feira, 26 de março, na capital Paranaense.
Segundo Bira a conferência é um espaço de debates de questões relevantes. “Há muito o que discutir quando o objetivo é gerar renda baseada na cooperação e no respeito ao meio ambiente”, acrescentou.
Ainda conforme o vereador, São José dos Pinhais é o único município, envolvido na conferência, que conta com um Programa de Economia Solidária e que já instituiu um Fórum Municipal de Economia Solidária. O Fórum são-joseense realiza reuniões na primeira quinta-feira de cada mês e é aberto para participação de grupos e demais interessados em conhecer o sistema de economia solidária.
Essa Conferência, explica o vereador Bira do Banco, serviu para apontar a necessidade de leis que incentivem está alternativa econômica. “Mesmo em nossa cidade, que já conta com um programa, não temos um marco regulatório o que dificulta, na prática, a sobrevivência dos grupos solidários”.

O programa Economia Solidária abrange diversas práticas econômicas e sociais, organizadas sob forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, entre outras.
Os grupos instituídos podem produzir artesanato, alimentos, reciclagem de lixo, costura, agricultura familiar ou bens culturais, como teatro e música. Apesar da diversidade, eles têm em comum valores de cooperação e solidariedade, sem abandonar seu objetivo principal que é garantir a sobrevivência e a melhora da qualidade de vida.
Participaram da Conferência delegados representantes do poder público, das organizações da sociedade civil e de empreendimentos econômicos solidários. Os participantes fizeram um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária, sendo que, no final, apresentaram propostas que serão discutidas nas conferências estadual e nacional de economia solidária, nos próximos meses.
 
Jornalista Nara Moreira – 29/03/2009

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support