Vereador Bira do Banco defende criação da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego

Câmara de Vereadores aprova o projeto do Executivo que cria a referida Secretaria

 

Foi votado, na Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais, projeto de Lei do Poder Executivo, que reorganiza a estrutura básica da administração pública do município. Entre as mudanças propostas está a criação da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, a qual foi defendida pelo vereador Bira do Banco (PT), ao fazer uso da Tribuna para pedir apoio aos demais vereadores.
 
Para o orador, com a aprovação do Projeto de Lei “os atuais membros deste legislativo sempre serão lembrados por todos os trabalhadores e trabalhadoras urbanos ou rurais de nosso município. Porque estamos oferecendo a eles, dentro da prefeitura municipal, um órgão específico para tratar dos assuntos inerentes a essa classe”.
 
Na ocasião foram lembradas, pelo vereador, algumas atribuições desta Secretaria, tais como: pesquisar e coordenar relações que busquem novas oportunidades de geração de trabalho, emprego e renda; promover convênios com as esferas estadual e federal, principalmente utilizando verbas do FAT-Fundo de Amparo ao Trabalhador e, ainda, coordenar ações com a iniciativa privada para a qualificação, requalificação e capacitação profissional.
 
Também cabe a nova estrutura prestar apoio técnico administrativo ao Conselho Municipal do Trabalho; participar, em apoio aos demais órgãos da administração Municipal, de negociações junto a entidades sindicais e representantes dos servidores municipais; cooperar na definição da política do Sistema Nacional do Emprego–SINE,  no município; articular com os municípios da Região Metropolitana as ações de geração de trabalho emprego e renda; desempenhar outras atividades correlatas que forem determinadas pelo Prefeito Municipal.
 
Justificando ainda sua defesa, Bira disse que São José tem, hoje, aproximadamente 300 mil habitantes, é o 3º pólo automotivo do Brasil, sendo o maior município da Região Metropolitana. Além disto, tem um comércio forte e independente, com uma estimativa de 9 mil empresas e 850 Indústrias. Outro dado apresentado pelo vereador é de que a população economicamente ativa chega a 140 mil, isto é, 140 mil trabalhadores e trabalhadoras, sem considerar seus pais e filhos.
 
Ele também ressaltou que, dos nossos trabalhadores que buscam emprego, 71% não tem nenhum conhecimento de informática. “Temos que transformar esta realidade, oferecer cursos para que os jovens e adultos de nossa cidade possam conquistar uma vaga no mercado de trabalho, aqui no município. E com a Secretaria, ganhará força os programas a serem implantados tais como: Observatório do Trabalho; Central do Profissional Autônomo; Programa Municipal de Economia Solidária e Programa de Inclusão Digital e Profissional”.        
 
Concluindo sua fala, Bira do Banco acrescentou que “não basta os esforços para a criação de empregos, é preciso políticas públicas que promovam a inserção de nossos jovens e adultos no mercado de trabalho, que seja investido fortemente na qualificação profissional e que melhore a qualidade de emprego dos são-joseenses”.  
 
O projeto de Lei do Poder Executivo foi aprovado pela maioria dos vereadores e prevê, também, a criação da Secretaria Municipal de Comunicação Social, hoje ligada a Secretaria Municipal de Governo, e implantação da Secretaria Municipal de Recursos Materiais e Licitações, desmembrada da Secretaria de Administração. As outras modificações são: alteração da denominação da Secretaria Municipal de Promoção Social para Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Administração para Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos.
 
Ainda, de acordo com o projeto de Lei, são alteradas algumas atribuições das Secretarias Municipais de Governo, Administração e Recursos Humanos, Saúde, Urbanismo e Viação e Obras Públicas, além de ser extinto o cargo de Chefe de Gabinete.
 

Jornalista Nara Moreira – 04/03/2010

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support