Indicados os líderes e vice-líderes das bancadas partidárias

A segunda sessão ordinária da Câmara de Vereadores, realizada nesta quinta-feira (4), contou com uma pauta diversificada. Além da leitura de diversos ofícios informando a liberação de recursos financeiros federais a favor do município, apresentação de requerimento e várias indicações, está a designação das lideranças partidárias junto aquela Casa de Leis.

Conforme o comunicado as lideranças ficaram assim constituídas: PSDB – Líder Ailton Fenemê e Vice-líder Mari Temperasso; PT – Líder Bira do Banco e Vice-líder Onildo Francisco dos Santos; DEM – Líder Carlos de Castro e Vice-líder professor Walder Mulbak; PTB – Líder José Vieira; PSB – Líder professor Imar Augusto e PP – Líder Toninho da Fármacia. Os três últimos partidos não têm vice-líderes, em razão dos mesmos só contarem com um vereador eleito.

Requerimento

Devido a inúmeras reclamações e solicitações da comunidade, o vereador Joel Almeida apresentou requerimento nº 009/2010, aprovado pelos demais membros da Câmara Municipal, solicitando informações sobre o aparelho de Raio-X da UPH – Unidade Pré Hospitalar e SAMU – Serviços de Atendimento Móvel de Urgência, localizado na Av. Rui Barbosa.

O proponente quer saber o motivo de o aparelho não estar funcionando, e também quanto tempo o equipamento ficará desativado. O vereador esclarece que muitas pessoas necessitam desse serviço e, portanto, tem que haver uma solução urgente para o assunto.

Questionamentos

Durante explicação pessoal, os vereadores Onildo, Carlos Machado e Imar Augusto fizeram uso da palavra para criticar a gestão de algumas Secretarias do município.

Em primeiro lugar, o vereador Onildo cobrou da Secretaria de Educação um novo colégio para os Jardins Carmen e Fabíola até, no máximo, o final deste ano. “Já recebi inúmeros pedidos de vagas em escolas. Estou tentando matricular essas crianças, mas não há vagas suficientes”, completou.

Carlos Machado e Imar Augusto também criticaram a atual gestão da Secretaria de Educação. “O secretário está culpando a gestão anterior para justificar a falta de servidores na educação”, afirmou Imar. Na opinião de Carlos Machado as escolas da área rural estão sofrendo muito com a falta de professores e faxineiros. Além disso, segundo o vereador, a Secretaria de Saúde também deixa a desejar. “Não há médicos em número suficiente e não há ambulâncias para transportar os pacientes que precisam fazer hemodiálise. Até agora, o novo Secretário de Saúde não conseguiu resolver esses problemas”, finalizou o vereador.

Também fizeram uso da palavra os vereadores Walder Mulbak e Carlos de Castro. Aquele pediu a colaboração da população para que não joguem lixo nas ruas, terrenos baldios e margens de rios. Segundo Mulbak, a maioria das enchentes são causadas por entulhos que entopem os bueiros. “O cidadão tem todo direito de ligar para prefeitura e pedir a retirada do lixo nas ruas”.

Já o vereador Carlos de Castro agradeceu o Executivo pelo início das obras, na última segunda-feira, do posto de saúde do Guatupê que levará seis meses para ser concluído e será o maior do município, com 1600m2.

O vereador Carlos de Castro agradeceu o Executivo pelo início das obras de construção do posto de saúde do Guatupê.

Nara Moreira
 Assessoria de Imprensa 04/02/10