Trabalho legislativo já soma 33 projetos de Lei aprovados este ano

A principal função do vereador é legislar, ele é responsável pela criação e aprovação de Leis que garantem o bem-estar do cidadão. Também são atribuições a fiscalização e o assessoramento ao Poder Executivo, além de representar os cidadãos na busca de melhorias para a comunidade.
 

Os vereadores são-joseenses, na sua função de legislar, apresentaram 40 projetos de Lei, durante o período de 03 de fevereiro a 19 de novembro deste ano. Deste total, 33 já foram aprovados e apenas um não foi sancionado pelo prefeito Municipal, mas foi promulgado pela Câmara Municipal. Também foram analisados e aprovados pelos vereadores outros 114 projetos de Lei, encaminhados pelo Poder Executivo.
 

Dos projetos de Lei apresentados pelos membros da Câmara Municipal destacam-se o que disciplina as normas de tração animal e de veículos de propulsão humana nas vias públicas de São José dos Pinhais e o que torna obrigatória a instalação de cabines individuais de proteção visual, nos caixas dos estabelecimentos bancários, sediados no município.
 

Pensando na preservação do meio ambiente foi aprovado projeto de Lei que dispõe sobre a utilização de materiais de expediente, tais como envelopes, formulários, recibos e demais impressos, confeccionados em papel reciclado, pelos Poderes Executivo e Legislativo de São José dos Pinhais.
 

            Também de suma importância para a comunidade é o projeto de Lei que institui o “Passe Gestante”, destinado ao transporte gratuito às gestantes e mães de recém nascidos, com renda familiar de até 03 (três) salários mínimos, à rede pública de saúde são-joseense. Outro, relevante para a população, é o que determina a manutenção de cadeiras de rodas nos aeroportos, shoppings, centros empresariais, hotéis, casas de espetáculo, casas noturnas, clubes, academias, colégios públicos e privados, faculdades, universidades, estádios de futebol e outros estabelecimentos que circulem mais de 100 pessoas por dia.
 

Outros projetos de lei aprovados, que atendem pedidos da comunidade, são: o estabelecimento da Semana do Profissional de Educação Física e o de alteração de dispositivos da Lei nº 958/2006, que trata do Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. Os vereadores também aprovaram a implantação da campanha de vacinação contra a gripe – “vírus influenza” -, dirigida aos alunos e servidores da rede pública municipal de ensino.
 

Denominação de ruas, concessão de Títulos de Cidadão Honorário e declarações de Utilidade Pública estão entre outros projetos de Lei apresentados pelos vereadores são-joseenses.
 

Até o final do ano, esses números vão aumentar, pois ainda encontram-se em tramitação no Poder Legislativo vários outros projetos de Lei, tando de autoria dos vereadores como encaminhados pelo Poder Legislativo.   
 

Jornalista Nara Moreira – 02/12/2009
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support