Colégio Estadual Silveira da Mota comemora Dia Nacional da Consciência Negra

O vereador professor Walder Mulbak participou da comemoração

Na manhã dessa quinta-feira, (19), a comunidade do Colégio Estadual Silveira da Mota comemorou o Dia Nacional da Consciência Negra com uma grande festa. Participaram do evento cerca de duzentos alunos, professores e funcionários, além do vereador Professor Walder Mulbak, representante da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

Na ocasião, os participantes discutiram sobre a importância da população negra para a cultura e desenvolvimento do Brasil. Em discurso, Walder Mulbak parabenizou alunos, professores e equipe pedagógica pela iniciativa. “Devemos muito à raça negra que veio para o nosso país e enriqueceu a cultura brasileira”, falou o vereador.

Segundo o diretor do colégio Adir Simão de Souza, estudioso do assunto, não há registros sobre o período de escravidão em São José dos Pinhais. “É como se a escravidão não tivesse existido aqui na cidade. Temos que estudar isso e reconhecer a importância da cultura negra para o Brasil”.

Durante esta semana o colégio realiza diversas atividades ligadas ao tema, como apresentação de capoeira e exposição de trabalhos artísticos produzidos pelos alunos. O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil, oficialmente, no dia 20 de Novembro.

Assessoria de Imprensa 19/11/09