Novos Vereadores Mirins foram diplomados pelo TRE/PR

           Na manhã dessa terça-feira, 22, em sessão solene realizada no plenário da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – TRE/PR diplomou 108 novos vereadores mirins, eleitos esse ano para o biênio 2009/2011. Com a diplomação encerra-se a fase do processo eleitoral, junto aos 12 estabelecimentos de ensino, que participam do programa Vereador Mirim, do Poder Legislativo sãojoseense.
            Prestigiaram a solenidade, conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador professor Assis Manoel Pereira, a secretária Judiciária, Ana Flora França e Silva, representando o Diretor Geral do TRE/PR, a Juíza da Ducentésima Zona Eleitoral, Ilda Eloisa Corrêa Moricz, o secretário de Governo do município, Leone Leal, autor do programa Vereador Mirim, o presidente da Comissão Permanente de Educação, vereador professor Walder Mulbak e o coordenador da Escola da Cidadania-Programa
Vereador Mirim, Luiz Keppen.
Também estiveram presentes os vereadores Ailton Fenemê, Bira do Banco, Onildo e Mari Temperasso, além de várias outras autoridades do município, do TRE/PR, diretores das escolas participantes e familiares dos vereadores mirins eleitos. Na oportunidade, o coral “Entre Vozes”, composto por funcionários do TRE/PR abrilhantou o evento.
A importância do programa Vereador Mirim, que já existe desde 2003, foi ressaltado por todos os oradores da solenidade, que também desejaram que o mesmo continue a ser um sucesso e possa preparar com ética e responsabilidade os jovens estudantes, para que no futura saibam exercer a cidadania plena.
            Conforme o presidente do Legislativo, vereador prof. Assis Manoel Pereira, as responsabilidades dos eleitos, bem como o desenvolvimento dos seus trabalhos, começam a partir da diplomação, pois os vereadores mirins serão o elo entre a Câmara Municipal, a escola e a comunidade a qual pertencem, levantando e buscando soluções para os seus maiores problemas. Além disto, eles tomarão conhecimento do papel dos poderes legislativo, executivo e judiciário, e se transformarão em cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro, além de servirem de agentes multiplicadores, garantindo assim uma sociedade mais justa e participativa do processo democrático.
 
 
 
            PROGRAMA VEREADOR MIRIM
 

 
 
 
 
            O programa Vereador Mirim foi implantado pela Câmara Municipal de São José dos Pinhais no mês de fevereiro de 2003. Destinado aos estudantes de 5º a 8º séries do Ensino Fundamental e Médio, com idade máxima de 15 anos, o mesmo tem como objetivo maior promover a integração entre a Câmara Municipal e a comunidade escolar.
Também visa proporcionar ao estudante o conhecimento do real papel do poder legislativo dentro do contexto social em que ele vive, contribuindo assim, com sua formação política e cidadã. Ainda tem como meta a formação de cidadãos ativos e conscientes, preparados para o exercício pleno da cidadania.
Para tanto foi criada uma Câmara Municipal Mirim em cada escola, onde são desenvolvidos os mesmos trabalhos dos vereadores e atividades do legislativo municipal. Com isto, o programa se torna um importante instrumento para a compreensão da democracia participativa, servindo à juventude como agente modelador do seu espírito cidadão.
 
 
 
Jornalista Nara Moreira – 22/09/2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support