Novos Vereadores Mirins foram diplomados pelo TRE/PR

Na manhã dessa terça-feira, 22, em sessão solene realizada no plenário da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – TRE/PR diplomou 108 novos vereadores mirins, eleitos esse ano para o biênio 2009/2011. Com a diplomação encerra-se a fase do processo eleitoral, junto aos 12 estabelecimentos de ensino, que participam do programa Vereador Mirim, do Poder Legislativo sãojoseense.
            Prestigiaram a solenidade, conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador professor Assis Manoel Pereira, a secretária Judiciária, Ana Flora França e Silva, representando o Diretor Geral do TRE/PR, a Juíza da Ducentésima Zona Eleitoral, Ilda Eloisa Corrêa Moricz, o secretário de Governo do município, Leone Leal, autor do programa Vereador Mirim, o presidente da Comissão Permanente de Educação, vereador professor Walder Mulbak e o coordenador da Escola da Cidadania-Programa
Vereador Mirim, Luiz Keppen.
Também estiveram presentes os vereadores Ailton Fenemê, Bira do Banco, Onildo e Mari Temperasso, além de várias outras autoridades do município, do TRE/PR, diretores das escolas participantes e familiares dos vereadores mirins eleitos. Na oportunidade, o coral “Entre Vozes”, composto por funcionários do TRE/PR abrilhantou o evento.
A importância do programa Vereador Mirim, que já existe desde 2003, foi ressaltado por todos os oradores da solenidade, que também desejaram que o mesmo continue a ser um sucesso e possa preparar com ética e responsabilidade os jovens estudantes, para que no futura saibam exercer a cidadania plena.
            Conforme o presidente do Legislativo, vereador prof. Assis Manoel Pereira, as responsabilidades dos eleitos, bem como o desenvolvimento dos seus trabalhos, começam a partir da diplomação, pois os vereadores mirins serão o elo entre a Câmara Municipal, a escola e a comunidade a qual pertencem, levantando e buscando soluções para os seus maiores problemas. Além disto, eles tomarão conhecimento do papel dos poderes legislativo, executivo e judiciário, e se transformarão em cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro, além de servirem de agentes multiplicadores, garantindo assim uma sociedade mais justa e participativa do processo democrático.

PROGRAMA VEREADOR MIRIM

O programa Vereador Mirim foi implantado pela Câmara Municipal de São José dos Pinhais no mês de fevereiro de 2003. Destinado aos estudantes de 5º a 8º séries do Ensino Fundamental e Médio, com idade máxima de 15 anos, o mesmo tem como objetivo maior promover a integração entre a Câmara Municipal e a comunidade escolar.
Também visa proporcionar ao estudante o conhecimento do real papel do poder legislativo dentro do contexto social em que ele vive, contribuindo assim, com sua formação política e cidadã. Ainda tem como meta a formação de cidadãos ativos e conscientes, preparados para o exercício pleno da cidadania.
Para tanto foi criada uma Câmara Municipal Mirim em cada escola, onde são desenvolvidos os mesmos trabalhos dos vereadores e atividades do legislativo municipal. Com isto, o programa se torna um importante instrumento para a compreensão da democracia participativa, servindo à juventude como agente modelador do seu espírito cidadão.

Jornalista Nara Moreira – 22/09/2009