Câmara Municipal aprova projeto que facilita remoção de resíduos da construção civil

Em sessão ordinária realizada nessa quinta-feira (17) foi aprovado o projeto de Lei nº 83, de 18 de agosto de 2009, que altera a Lei já existente sobre o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil
em São José
dos Pinhais.

Com o objetivo de facilitar a remoção de resíduos gerados pela construção civil na cidade, a nova Lei, de autoria dos vereadores Professor Assis e José Vieira, vai beneficiar pessoas físicas ou jurídicas, que precisam retirar os entulhos de frente de suas propriedades. A alteração prevê o aumento do limite de quantidade de resíduos recolhidos pela prefeitura, que era de 2m³, para uma quantia maior a ser definida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Segundo o vereador José Vieira “a alteração na Lei vai beneficiar muitas pessoas, pois até hoje, geralmente, a população tinha que contratar uma empresa para recolher os entulhos, já que o limite estipulado pela prefeitura era insuficiente.”

Já para o vereador Professor Walder Mulbak é essencial que, além de recolher os restos dos materiais, haja uma discussão a respeito do que fazer com eles posteriormente. “Temos que nos preocupar com o destino desses entulhos. Podíamos elaborar um projeto de reaproveitamento para construção de calçadas, por exemplo, ou os empresários que tiverem interesse poderiam comprar e vender este material. O importante é encontrar uma solução para reciclar os resíduos”, sugeriu o vereador.

Outros vereadores, como Professor Imar, Toninho da Anderson, Onildo e Mari Temperasso, parabenizaram, em explicação pessoal, a iniciativa de alterar a Lei já existente para facilitar a remoção de resíduos da construção civil no município.

Assessoria de Imprensa 17/09/09