Vereadores homenageiam Banda Marcial de São José dos Pinhais

Banda Marcial consagrou-se campeã do Festival de Inverno do Vale do Itajaí.
 

           
 

            Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de ontem (16) os vereadores concederam Votos de Louvor e Congratulações à Banda Marcial de São José dos Pinhais, pela conquista do Título de Campeão Geral no Festival de Inverno do Vale do Itajaí, 23ª edição do Concurso Interestadual de Bandas e Fanfarras, ocorrido no último de 11 de julho, na Cidade de Gaspar-SC.
 

            Como orador oficial da homenagem, o vereador Bira do Banco fez uso da tribuna para falar sobre a história e conquistas da Banda. "Destaco a importância deste projeto para o desenvolvimento cultural e musical dos jovens sãojoseenses e, além disso, parabenizo-os por representar tão bem o município em outras regiões do nosso país."
 

            Promovido pela Associação Catarinense de Bandas e Fanfarras e pelo Clube Musical São Pedro, o evento oficial contou com a participação de cerca de 40 grupos musicais da região sul do Brasil, concorrendo em categorias técnicas, faixas etárias e ao titulo de campeã geral destinado a melhor corporação musical do certame.
 

            Os jovens instrumentistas da Banda Marcial de São José dos Pinhais acumularam as premiações de melhor corporação musical com 1178 pontos, melhor corpo coreográfico e melhor linha de frente, conquistando, assim, o título de campeã geral.
 

            Luana Isabele dos Santos, baliza e ginasta, conquistou o título de melhor baliza com uma bela apresentação, tendo as melhores pontuações nos quesitos técnicos e artísticos.
 

            A vitória no primeiro e importante evento deste ano foi muito comemorada pelos integrantes da Banda. Para atingir essa qualidade musical as preparações foram intensas, com ensaios e estudos liderados pelo Maestro João Carlos Maximiano e equipe de trabalho.
 

 

Banda Marcial
 

            No ano de 1991, a Guarda Mirim de São José dos Pinhais, através da APMI, criou a Banda Marcial adquirindo os primeiros instrumentos musicais de sopro e de percussão. Com a liderança do Maestro João Carlos Maximiano, a Banda obteve um perfil de qualidade e disciplina, traduzida em inúmeras apresentações em eventos públicos oficiais de nosso Município.
 

            Logo vieram as conquistas de títulos importantes em Concursos e Campeonatos de Bandas, dos quais se destacam o pentacampeonato paranaense infanto-juvenil; bicampeonato paranaense juvenil e sênior; bicampeonato nacional, além de inúmeros interestaduais e sul brasileiro.
 

            Em 2004, a Banda foi municipalizada pelo Decreto nº 657, disponibilizando vagas para os jovens de todas as comunidades da cidade. Ela tem como objetivo despertar no jovem o interesse pela música, complementando sua formação intelectual e cultural e fortalecendo os princípios de cidadania.
 

            São ministrados gratuitamente cursos e oficinas de técnica instrumental para metais e percussão, linha de frente, corpo coreográfico e baliza, elevando substancialmente o nível técnico do conjunto.
 

            A Corporação Banda Marcial de São José dos Pinhais, ao congregar jovens da comunidade, tem como filosofia a filantropia, o civismo e a cultura, constituindo-se em Patrimônio Cultural da Cidade.
 

Renata Teixeira Gomes
 

Assessoria de Imprensa 17/07/2009
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support