Vereadores homenageiam Banda Marcial de São José dos Pinhais

Banda Marcial consagrou-se campeã do Festival de Inverno do Vale do Itajaí.

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de ontem (16) os vereadores concederam Votos de Louvor e Congratulações à Banda Marcial de São José dos Pinhais, pela conquista do Título de Campeão Geral no Festival de Inverno do Vale do Itajaí, 23ª edição do Concurso Interestadual de Bandas e Fanfarras, ocorrido no último de 11 de julho, na Cidade de Gaspar-SC.

Como orador oficial da homenagem, o vereador Bira do Banco fez uso da tribuna para falar sobre a história e conquistas da Banda. "Destaco a importância deste projeto para o desenvolvimento cultural e musical dos jovens sãojoseenses e, além disso, parabenizo-os por representar tão bem o município em outras regiões do nosso país."

Promovido pela Associação Catarinense de Bandas e Fanfarras e pelo Clube Musical São Pedro, o evento oficial contou com a participação de cerca de 40 grupos musicais da região sul do Brasil, concorrendo em categorias técnicas, faixas etárias e ao titulo de campeã geral destinado a melhor corporação musical do certame.

Os jovens instrumentistas da Banda Marcial de São José dos Pinhais acumularam as premiações de melhor corporação musical com 1178 pontos, melhor corpo coreográfico e melhor linha de frente, conquistando, assim, o título de campeã geral.

Luana Isabele dos Santos, baliza e ginasta, conquistou o título de melhor baliza com uma bela apresentação, tendo as melhores pontuações nos quesitos técnicos e artísticos.

A vitória no primeiro e importante evento deste ano foi muito comemorada pelos integrantes da Banda. Para atingir essa qualidade musical as preparações foram intensas, com ensaios e estudos liderados pelo Maestro João Carlos Maximiano e equipe de trabalho.

Banda Marcial

No ano de 1991, a Guarda Mirim de São José dos Pinhais, através da APMI, criou a Banda Marcial adquirindo os primeiros instrumentos musicais de sopro e de percussão. Com a liderança do Maestro João Carlos Maximiano, a Banda obteve um perfil de qualidade e disciplina, traduzida em inúmeras apresentações em eventos públicos oficiais de nosso Município.

Logo vieram as conquistas de títulos importantes em Concursos e Campeonatos de Bandas, dos quais se destacam o pentacampeonato paranaense infanto-juvenil; bicampeonato paranaense juvenil e sênior; bicampeonato nacional, além de inúmeros interestaduais e sul brasileiro.

Em 2004, a Banda foi municipalizada pelo Decreto nº 657, disponibilizando vagas para os jovens de todas as comunidades da cidade. Ela tem como objetivo despertar no jovem o interesse pela música, complementando sua formação intelectual e cultural e fortalecendo os princípios de cidadania.

São ministrados gratuitamente cursos e oficinas de técnica instrumental para metais e percussão, linha de frente, corpo coreográfico e baliza, elevando substancialmente o nível técnico do conjunto.

A Corporação Banda Marcial de São José dos Pinhais, ao congregar jovens da comunidade, tem como filosofia a filantropia, o civismo e a cultura, constituindo-se em Patrimônio Cultural da Cidade.

Assessoria de Imprensa 17/07/2009