Empresas Auto Viação São José e EMIC são homenageadas pela Câmara Municipal

A homenagem foi prestada pelos 80 e 40 anos de fundação das duas empresas, respectivamente.

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais homenageou esta semana duas grandes empresas do município, a Auto Viação São José, que completou 80 de fundação no último dia 06 de julho, e a EMIC-Equipamentos e Sistemas de Ensaio Ltda, que comemora 40 anos de criação nessa terça-feira, 07.
                Para as duas empresas o poder Legislativo concedeu votos de louvor e reconhecimento com outorga de diploma, pelos relevantes serviços prestados à comunidade sãojoseense.  Apesar de atuarem em áreas totalmente diferentes, tanto a Auto Viação como a EMIC contribuem de forma  expressiva para o desenvolvimento econômico do município.
Auto Viação São Jose

A história da empresa de ônibus Auto Viação São José se confunde com a história do município de São José dos Pinhais. Tudo começou no ano de 1929, tempos difíceis e de pioneirismo, quando dois jovens sonhadores, e com o objetivo de ajudar a construir a história de uma cidade, se uniram com o empreendedor Antonio Zen. Desta união surgiu a Empresa Santo Antonio, que anos mais tarde passou a se chamar: Auto Viação São José dos Pinhais Ltda. A mudança do nome ocorreu em 1971.
Em 1944 a Empresa Santo Antonio contava com apenas 08 ônibus e, em 1951, já possuía um total de 27. Isso mostra que a cidade também estava crescendo, evoluindo. Atualmente, a Auto Viação São José possui uma frota de 225 veículos convencionais, articulados, ligeirinhos e executivos.
A Auto Viação São José, que no ano de 2008 implantou o sistema de bilhetagem eletrônica, é uma das maiores empresas de São José dos Pinhais no número de funcionários/colaboradores. São 1018, entre homens e mulheres, que exercem diversas funções para o bom funcionamento do sistema de transporte coletivo da cidade.
Antonio Zen sempre procurou manter o melhor serviço prestado à população de São José dos Pinhais e região. Esse ensinamento é mantido pelos atuais sócios: Hermínio Brunatto Filho, Dante Luiz Franceschi e Donato Dal`Negro, que priorizam a satisfação plena de seus clientes e se preocupam com a responsabilidade de preservação ambiental e social da empresa, acessibilidade de seus clientes portadores de necessidades especiais, bem como, com a capacitação profissional dos seus funcionários.
EMIC

A EMIC – Equipamentos e Sistemas de Ensaio Ltda foi fundada em 07 de julho de 1969, por Antonio Rodrigues Gallego e seu filho Ivan Rodrigues, em São Paulo, no Bairro dos Perdizes. Em princípio a EMIC, até na própria razão social inicial (Equipamentos Mecânicos para Indústria e Construção Ltda.), era uma empresa disposta a fazer tudo o que lhe propusessem, entretanto o acelerado processo de desenvolvimento da construção civil na década de 70 e a carência de equipamentos de controle de qualidade dos materiais que até então só eram disponíveis por importação, fez com que a empresa iniciasse também a atividade de fabricação de Prensas e Máquinas de Ensaio.
                Em 1986/1987 a EMIC mudou sua razão social para EMIC – Equipamentos e Sistemas de Ensaio Ltda. Essa mudança pode ser considerada como uma indicação de que a empresa já nessa época atingira sua maturidade e encontrava seu nicho de mercado, onde iria se desenvolver e se especializar fabricando máquinas e prensas para ensaios de materiais, daí a preocupação com uma razão social mais atualizada e identificada com a real atividade da empresa. A marca e o nome EMIC nessa etapa já estavam consagrados pelos seus clientes.

Com o objetivo de atender ao Mercosul, em 1992 a EMIC buscou uma localização estratégica na Cidade de São José dos Pinhais, para onde transferiu sua sede em um prédio com adequada infra-estrutura e modernas instalações, mantendo em São Paulo: Base de Assistência Técnica, Base de Representantes e Núcleo de Desenvolvimento e Pesquisa.

Atualmente a EMIC é líder absoluta no Brasil em seu ramo de atividade, e já desponta de forma natural como a principal provedora de máquinas de ensaios na América Latina.

Jornalista Nara Moreira – 08/07/2009