Empresas Auto Viação São José e EMIC são homenageadas pela Câmara Municipal

A homenagem foi prestada pelos 80 e 40 anos de fundação das duas empresas, respectivamente.
 

                A Câmara Municipal de São José dos Pinhais homenageou esta semana duas grandes empresas do município, a Auto Viação São José, que completou 80 de fundação no último dia 06 de julho, e a EMIC-Equipamentos e Sistemas de Ensaio Ltda, que comemora 40 anos de criação nessa terça-feira, 07.
                Para as duas empresas o poder Legislativo concedeu votos de louvor e reconhecimento com outorga de diploma, pelos relevantes serviços prestados à comunidade sãojoseense.  Apesar de atuarem em áreas totalmente diferentes, tanto a Auto Viação como a EMIC contribuem de forma  expressiva para o desenvolvimento econômico do município.
Auto Viação São Jose
 

A história da empresa de ônibus Auto Viação São José se confunde com a história do município de São José dos Pinhais. Tudo começou no ano de 1929, tempos difíceis e de pioneirismo, quando dois jovens sonhadores, e com o objetivo de ajudar a construir a história de uma cidade, se uniram com o empreendedor Antonio Zen. Desta união surgiu a Empresa Santo Antonio, que anos mais tarde passou a se chamar: Auto Viação São José dos Pinhais Ltda. A mudança do nome ocorreu em 1971.
Em 1944 a Empresa Santo Antonio contava com apenas 08 ônibus e, em 1951, já possuía um total de 27. Isso mostra que a cidade também estava crescendo, evoluindo. Atualmente, a Auto Viação São José possui uma frota de 225 veículos convencionais, articulados, ligeirinhos e executivos.
A Auto Viação São José, que no ano de 2008 implantou o sistema de bilhetagem eletrônica, é uma das maiores empresas de São José dos Pinhais no número de funcionários/colaboradores. São 1018, entre homens e mulheres, que exercem diversas funções para o bom funcionamento do sistema de transporte coletivo da cidade.
Antonio Zen sempre procurou manter o melhor serviço prestado à população de São José dos Pinhais e região. Esse ensinamento é mantido pelos atuais sócios: Hermínio Brunatto Filho, Dante Luiz Franceschi e Donato Dal`Negro, que priorizam a satisfação plena de seus clientes e se preocupam com a responsabilidade de preservação ambiental e social da empresa, acessibilidade de seus clientes portadores de necessidades especiais, bem como, com a capacitação profissional dos seus funcionários.
EMIC
 

A EMIC – Equipamentos e Sistemas de Ensaio Ltda foi fundada em 07 de julho de 1969, por Antonio Rodrigues Gallego e seu filho Ivan Rodrigues, em São Paulo, no Bairro dos Perdizes. Em princípio a EMIC, até na própria razão social inicial (Equipamentos Mecânicos para Indústria e Construção Ltda.), era uma empresa disposta a fazer tudo o que lhe propusessem, entretanto o acelerado processo de desenvolvimento da construção civil na década de 70 e a carência de equipamentos de controle de qualidade dos materiais que até então só eram disponíveis por importação, fez com que a empresa iniciasse também a atividade de fabricação de Prensas e Máquinas de Ensaio.
                Em 1986/1987 a EMIC mudou sua razão social para EMIC – Equipamentos e Sistemas de Ensaio Ltda. Essa mudança pode ser considerada como uma indicação de que a empresa já nessa época atingira sua maturidade e encontrava seu nicho de mercado, onde iria se desenvolver e se especializar fabricando máquinas e prensas para ensaios de materiais, daí a preocupação com uma razão social mais atualizada e identificada com a real atividade da empresa. A marca e o nome EMIC nessa etapa já estavam consagrados pelos seus clientes.
 

Com o objetivo de atender ao Mercosul, em 1992 a EMIC buscou uma localização estratégica na Cidade de São José dos Pinhais, para onde transferiu sua sede em um prédio com adequada infra-estrutura e modernas instalações, mantendo em São Paulo: Base de Assistência Técnica, Base de Representantes e Núcleo de Desenvolvimento e Pesquisa.
 

                Atualmente a EMIC é líder absoluta no Brasil em seu ramo de atividade, e já desponta de forma natural como a principal provedora de máquinas de ensaios na América Latina.
 

Jornalista Nara Moreira – 08/07/2009
 

                                                                                                             

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support