Cadeiras de Rodas serão obrigatórias em vários estabelecimentos de São José dos Pinhais

Projeto de Lei nesse sentido foi apresentado pela vereadora Mari Temperasso e aprovado pelos demais membros do legislativo sãojoseense.
 

                Foi aprovado nesta terça-feira, 07, na Câmara de Vereadores, projeto de Lei apresentado pela Vereadora Mari Temperasso (PSDB), que tornará a vida dos cadeirantes, ou pessoas com dificuldade de locomoção,  mais fácil em São José dos Pinhais.
A nova Lei torna obrigatória a manutenção de cadeiras de rodas nos aeroportos, shoppings, centros empresariais, hotéis, casas de espetáculos, casas noturnas, clubes, academias, colégios estaduais e particulares, faculdades, universidades, estádios de futebol e em outros estabelecimentos que circulem mais de cem pessoas por dia, no âmbito do Município.
Conforme informou a proponente, os estabelecimentos mencionados deverão ter sinalização indicando o local do fornecimento das cadeiras de rodas para transporte e deve ser totalmente gratuito.  O descumprimento ao disposto na Lei implicará em multa diária no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), corrigido anualmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, ou por outro índice que vier a substituí-lo.
Ainda, esclarece Mari, “o Poder Executivo Municipal providenciará meios de fiscalização e cumprimento desta Lei, bem como a destinação dos recursos pela aplicação de eventuais multas, que deverá, necessariamente, ser empregada na área de assistência social”.
Na justificativa da Lei, a vereadora ressaltou que, apesar da Lei Federal que trata do assunto “Acessibilidade” já estar em vigor há muito tempo, inúmeros locais públicos e comerciais desrespeitam as normas de adequação dos serviços de acesso a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.
“Sem dúvida esta Lei pode ser um primeiro passo em nosso município visando trazer uma melhora significativa no acesso do cadeirante a locais muitas vezes não preparados ou adaptados para receber o mesmo” finalizou a vereadora.
Jornalista Nara Moreira – 07/07/2009

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support