Projeto garante segurança aos clientes dentro dos bancos

Os vereadores Bira do Banco (PT) e Professor Assis Manoel Pereira (PSDB) apresentaram projeto de lei que torna obrigatória a instalação de cabines individuais de proteção visual nos caixas dos bancos instalados em São José dos Pinhais. O projeto 052/2009 foi aprovado em segundo turno, nesta terça-feira, 30, seguindo para sanção do Prefeito Municipal.
 

 
“O Legislativo municipal tem o dever de, ao seu alcance, exigir segurança para os cidadãos de São José dos Pinhais“ afirmou Bira. Ainda, esclarece o vereador que, segundo os principais organismos responsáveis pela segurança pública, quando se  evita a visibilidade nos caixas de atendimento convencional dos bancos,  se dificulta a onda progressiva de assaltos e seqüestros na saída desses estabelecimentos, que muitas vezes resultam em mortes.
 

 
A adoção de cabines individuais, conforme prevê o projeto, cobra a responsabilidade dos bancos em assegurar privacidade e segurança, uma vez que o usuário dos serviços bancários está qualificado como consumidor. Com isto, o usuário  está sob a proteção da lei, a qual  obriga que os serviços colocados no mercado não devem acarretar riscos à segurança dos consumidores.
 

 
O vereador Bira do Banco, que é bancário, também ressalta que os lucros vultosos desses estabelecimentos não contemplam ações com relação à segurança. “As portas giratórias, mecanismo para proteger a vida de clientes e funcionários, só foram instaladas a partir da mobilização dos sindicatos dos bancários. Cabe então ao vereador, como representante do povo, trazer para a Câmara este debate que visa promover a segurança dos clientes dos bancos de nossa cidade, principalmente, mulheres e idosos, os mais atingidos”, finalizou. 
 

 
O vereador professor Assis, também autor do projeto, espera que esta iniciativa tenha o aval do Prefeito Municipal, pois acredita ser de suma importância para aumentar a segurança dos cidadãos são-joseenses.
 

 
Jornalista Nara e Durce – 30/06/2009
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support