Candidatos a Vereador Mirim assistem palestra sobre como proceder na campanha eleitoral

Na tarde desta quarta-feira, 27, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais reuniu os 280 candidatos a vereador mirim, das 12 entidades de ensino que participam do Programa Vereador Mirim, daquele Legislativo, para receberem orientação de como proceder durante a campanha eleitoral, que antecede as eleições a serem realizadas em junho.
 

            Estiveram prestigiando o acontecimento o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Sylvio Monteiro, o primeiro secretário, professor Imar Augusto e os vereadores Carlos de Castro e Mari Temperasso,  além da assessora do vereador Carlos Machado, Ariete Carvalho,  diretores, professores e coordenadores do Programa Vereador Mirim, junto as Escolas participantes, e representantes do CIEE-PR e Secretaria Municipal de Promoção Social – entidades parceiras da Câmara Municipal, no referido Programa.
 

            Como parte da programação, os vereadores presentes fizeram uso da palavra e falaram da importância do Programa para o futuro político do município, em razão da experiência que os jovens estão adquirindo. O vereador Sylvio Monteiro, que abriu os trabalhos na condição de presidente em exercício, falou de sua trajetória política destacando ser o vereador mais jovem do município, iniciando a carreira aos 17 anos.
 

 O vereador Carlos de Castro, que já está no seu sexto-mandato, alertou os jovens para levarem uma vida certa, com muito estudo e seriedade, evitando a violência, o que com certeza fará deles grandes cidadãos, dando, no futuro, orgulho para São José dos Pinhais. O professor vereador Imar Augusto discorreu sobre a vivência da democracia, da importância dos vereadores como porta vozes da comunidade e da contribuição que o Programa Vereador Mirim está dando para a vivência da cidadania. A vereadora Mari Temperaso, aproveitando a oportunidade falou do seu projeto “Amigos da Bola” e convidou os alunos a participarem. Falando em nome do vereador Carlos Machado, a assessora Ariete Carvalho, destacou que os vereadores dependem de seus eleitores e vice-versa, bem como a administração pública depende dos vereadores e os vereadores dependem da administração. “Só se realiza um bom trabalho, se todos se respeitarem e desenvolverem suas ações voltadas para um mesmo bem comum” acrescentou.
 

Em seguida, o coordenador do Programa Vereador Mirim, junto a Câmara Municipal, Luiz Keppen, proferiu palestra aos candidatos, falando sobre as regras de campanha eleitoral. Na sua fala ele discorreu sobre a falta de ética, da compra de votos e de outras ações proibidas, tudo conforme as normas de uma eleição oficial.
 

Abrangendo alunos de 5º a 8º séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Programa Vereador Mirim cria uma Câmara Municipal Mirim em cada estabelecimento escolar participante, onde são desenvolvidos os mesmos trabalhos e atividades da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, possibilitando aos estudantes a vivência Legislativa, além de servir como um importante instrumento para a compreensão da democracia participativa. As eleições para vereadores mirins são realizadas de dois em dois anos, obedecendo ao mesmo processo eleitoral das eleições oficiais, inclusive com o apoio e participação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – TRE/PR. 
 

Jornalista Nara Moreira – 27/05/2009
 

           
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support