A Pontifícia Universidade Católica do Paraná será homenageada na quarta-feira (15) pela Câmara de Vereadores são-joseense

Em comemoração aos 50 anos de fundação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUC/PR, a Câmara de Vereadores homenageia a entidade, nesta quarta-feira, 15, às 19h. Na ocasião será entregue ao reitor da PUC/PR,  Clemente Ivo Juliatto, Diploma de Votos de Louvor e Reconhecimento, proposto pelo vereador Bira do Banco (PT) e aprovado por unanimidade pelos demais membros do Legislativo são-joseense.
 

O proponente da homenagem,  Bira do Banco, se formou em Administração no ano de 1998 na PUC de São José dos Pinhais. “Como ex-aluno me orgulho muito em poder homenagear esta universidade que tem se destacado na formação de profissionais capacitados e comprometidos com valores éticos”, declarou.
A história da PUCPR remonta ao ano de 1959, quando foi criada a Universidade Católica do Paraná, resultado do sonho e do trabalho de Dom Manuel da Silveira D’Elbox, então Arcebispo Metropolitano de Curitiba. A instituição, que reuniu faculdades e escolas ligadas à Igreja Católica, foi reconhecida pelo Governo Federal em 1960 e foi mantida por ordens religiosas e pela arquidiocese da capital paranaense até a década seguinte.
 

                Em 1973, a pedido do então Arcebispo Dom Pedro Fedalto, a universidade passou a ser administrada pela Congregação dos Irmãos Maristas e mantida pela Associação Paranaense de Cultura. A pedagogia da congregação é baseada nos ideais de seu fundador, São Marcelino Champagnat.
 

O compromisso com a formação integral – associada à pedagogia familiar-, a simplicidade, o trabalho, a constância, a motivação e a competência profissional alicerçou as bases da instituição para o crescimento. Em 1991 foi fundado o campus de São José dos Pinhais para abrigar os centros de Ciências Sociais Aplicadas e de Ciências Agrárias e Ambientais.        
 

Jornalista Nara Moreira – 13/04/2009
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Feedback
Feedback
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support