Câmara de SJP aprova Dia Municipal do PROERD

Programa previne o uso das drogas e a violência nas escolas

A Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais aprovou na última terça-feira (03), em segundo turno, o projeto de Lei nº 600/2008, de autoria do vereador professor Walder Mulbak (DEM), que institui no município o dia do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, a ser comemorado anualmente em 26 de junho.

O PROERD é um programa de educação preventiva, desenvolvido por policiais militares – educador social, junto aos alunos das 4ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. As lições aplicadas em sala de aula têm por objetivo prevenir o uso das drogas e a violência nas escolas, por meio de quatro pilares: família, escola, comunidade e polícia, além de desenvolver nos alunos a auto-estima, controle de tensões, civilidade e o ensino de técnicas de auto-controle e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas.

O autor do projeto, vereador professor Walder, destaca que "a importância do PROERD na ação educativo-preventiva nas escolas é inegável. O resultado vem sendo muito positivo". Segundo o gestor de planejamento do programa, tenente Dalton Gean Perovano, os benefícios são inúmeros, tanto para as crianças, pais, comunidade e escola.

O PROERD segue a filosofia do programa americano de resistências às drogas (Drug Abuse Resistance Education – DARE) criado em 1992. A versão brasileira do programa foi fundada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e atualmente é desenvolvido em todas as polícias militares do Brasil. Em São José dos Pinhais o programa foi implantado em julho de 2000. De lá para cá, milhares de alunos já participaram do programa e sentem orgulho de dizer "não às drogas".

Para ser um educador social do PROERD o soldado precisa ser, acima de tudo, voluntário, ter excelente conduta profissional, ética e moral e, ainda, possuir alto-estima elevada, dinamismo e afetividade no trabalho com a educação infantil e adulta. "Antes de ser educador social, o soldado passa por um curso de formação bastante rigoroso, com profissionais nas áreas de saúde, educação, medicina, psicologia e legislação, com uma carga horária de 80 horas", enfatiza o gestor de planejamento do programa. Dalton Gean Perovano. Após o treinamento específico, o policial, participa ainda, de um curso de aperfeiçoamento na área de educação social, totalizando uma formação de 100 horas aula.

Jornalista: Franciele Ulson
04/06/2008